O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro subiu 0,1% no terceiro trimestre de 2023 ante o trimestre anterior, conforme informou nesta terça-feira (5) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com igual período de 2022, houve alta de2,0%.
Os dados vieram acima do consenso Refinitiv de analistas, que esperava uma queda de 0,2% na comparação trimestral e uma alta de 1,9% na anual.
A soma de todos os bens e serviços finais produzidos no Brasil totalizou R$ 2,741 trilhões em valores correntes no trimestre encerrado em setembro.
O dado do terceiro trimestre foi a terceira taxa positiva seguida, após a variação de -0,1% nos últimos três meses do ano passado. Com isso, o PIB está novamente no maior patamar da série histórica e opera 7,2% acima do nível pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019.
De janeiro a setembro, o PIB acumulou alta de 3,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo o IBGE, dois dos três grandes setores econômicos avançaram no trimestre: Indústria (0,6%) e Serviços (0,6%). “Olhando por dentro do setor de serviços, os maiores destaques são as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,3%), especialmente na parte ligada aos seguros, e as imobiliárias (1,3%), com o aumento no número dos domicílios”, ressaltou em nota Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.
Imagem: Getty Images
Deixe seu comentário