Entenda as vantagens e aplicações do tratamento.
Vísceras são todos os órgãos internos do nosso corpo (coração, pulmão, esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, intestinos, útero, ovários, próstata e bexiga), que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excretas ou secreções, envolvidos pela fáscia (tecido fibroso que envolve o corpo por debaixo da pele, circundando cada músculo e grupos musculares, e todas as vísceras, sendo um só tecido, funcionando como uma teia).
O sistema visceral depende da harmonia entre os movimentos de todos os órgãos e as demais estruturas corporais. Quando a saúde do corpo vai bem, esta relação harmoniosa mantém-se estável e os movimentos do corpo fluem perfeitamente.
Quando um órgão não pode estar em harmonia com o sistema visceral devido a uma condição anormal, aderências ou deslocamentos, este trabalhará contra os outros órgãos e também contra as estruturas musculares, membranosas, fasciais e ósseas.
A questão é: O que fazer para restabelecer essa harmonia no sistema visceral?
A resposta pode ser mais simples do que você imagina e tem só uma palavra: Osteopatia
Você já sabe o que é a osteopatia? Não? Então confira a nossa matéria sobre essa técnica que promete aliviar as dores no corpo clicando no link abaixo:
www.corporepx.com.br/noticias/osteopatia-137.aspx
Pronto? Então vamos lá. É hora de entender qual a relação entre essa técnica e as vísceras.
OSTEOPATIA VISCERAL
Técnica da osteopatia voltada para o bom funcionamento sistêmico do corpo, ou seja, as relações entre as vísceras, sistema nervoso central e o sistema estrutural, desenvolvido pelo osteopata e fisioterapeuta francês Dr. Jean-Pierre Barral, considerado o pai da manipulação visceral.
Segundo o especialista Dr. Geraldo Magalhães: é muito comum pacientes relatarem dor no ombro e após uma avaliação minuciosa do caso, ter como conclusão que o problema tem ligação direta ou indireta com o estômago ou até mesmo o fígado. Isso se explica devido a estrutura da fáscia, que está distribuída pelo corpo, envolvendo todos os órgãos. Portanto, a fáscia que envolve o estômago ou fígado é a mesma que passa pelo ombro esquerdo ou direito, respectivamente.
As disfunções viscerais podem causar dor referida ao sistema músculo-esquelético, gerada por uma perda de mobilidade, que por sua vez irá influenciar os movimentos fisiológicos do corpo, influenciando negativamente a postura do indivíduo, ou seja, ocorrendo uma perturbação no sistema tônico postural.
A OSTEOPATIA VISCERAL É INDICADA PARA:
Hérnia de hiato;
Ptoses viscerais;
Intestino preso e refluxo;
Distúrbios hepatobiliares (relacionada a fígado);
Alterações cardíacas;
Distúrbios renais;
Alterações do ciclo menstrual;
Queda da imunidade;
Patologias sistêmicas de origem visceral, entre outras.
TRATAMENTO
No tratamento osteopático, o princípio da globalidade é o instrumento primordial de abordagem. A manipulação da fáscia da maneira correta é capaz de harmonizar conjunto de órgãos, combatendo suas disfunções.
Nas técnicas viscerais, o osteopata é capaz de atuar direta ou indiretamente no órgão realizando técnicas oscilatórias, vibratórias, de pressão e/ou de descompressão, melhorando a sua circulação ou seu posicionamento, manipulando a fáscia.
De forma geral são descritas 3 técnicas de correção das disfunções viscerais: direta, indireta e de indução.
Os principais efeitos da manipulação visceral são: eliminação do espasmo reflexo da musculatura lisa do trato visceral; estiramento das fáscias com o fim de liberar as aderências e dar elasticidade e liberdade de movimento.
ONDE ENCONTRO O TRATAMENTO?
Em salvador, você encontra um tratamento especializado, realizado por osteopatas na clínica CPX / ITC Vertebral, que fica no Centro Médico Salvador, sala 505, Itaigara. A Avaliação / Consulta deve ser previamente agendada pelo telefone (71) 3022-2994 ou WhatsApp (71) 99103-7554.
Deixe seu comentário