O papel tradicional de uma primeira-dama, destinado quase sempre à participação protocolar, parece não combinar com as pretensões de Tatiana Velloso. A esposa do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) quer ir além das atribuições à frente das Voluntárias Sociais da Bahia para combater a fome, segundo ela, a pauta mais urgente.
A professora Tatiana, como gosta de ser chamada, tem 50 anos, nasceu em Salvador, mas foi criada em Feira de Santana. Ela é formada em Agronomia pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), e possui experiência acadêmica, com mestrado e doutorado, na área de políticas de desenvolvimento rural.
Foi nos tempos da faculdade que conheceu Jerônimo, com quem tem um filho. Pró-reitora de Extensão da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), ela vai se afastar do cargo por falta de tempo, a partir de janeiro.
Responsabilidade de primeira-dama: “Agora, com a dimensão de uma responsabilidade muito maior, mas que a gente tem esse compromisso de assumir e considerando também toda uma base dessa sustentação. O que a gente coloca é: não é um projeto individual e familiar, é um projeto coletivo, de sociedade”.
Prioridades: “A pauta mais urgente é a situação que vivemos de muitas pessoas em situação de fome, de insegurança alimentar, e que pela trajetória que eu tenho, eu posso estar agregando ao estado ações com essa vinculação, especialmente considerando as pessoas em situação de vulnerabilidade. Você tem a importância do agronegócio, mas eu não posso desconsiderar a agricultura familiar, que garante o abastecimento, a segurança alimentar do nosso País. Tem ainda a educação, a cultura, a dimensão da saúde, mas especialmente para segmentos das minorias, as mulheres, as pessoas com deficiência, a juventude, os quilombolas, os povos originários”.
![Próxima primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso afirma: "A pauta mais urgente é a fome". Confira! 2 C389755C 6FBE 4C01 861C D9E69B19F87F](https://bahianoticia.com.br/wp-content/uploads/2022/11/C389755C-6FBE-4C01-861C-D9E69B19F87F-1024x640.jpeg)
Via: A Tarde
Deixe seu comentário