Ranking da IFGF coloca Candeias como destaque em gestão pública.
Candeias está entre os melhores municípios avaliados em ranking de gestão fiscal do estado da Bahia, ocupando o 2º lugar, ficando atrás apenas da capital baiana, Salvador. É o que aponta o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados fiscais oficiais de 2018.
A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (31), onde foram avaliadas no estudo as contas de 5.337 municípios brasileiros, que declararam as contas até a data limite prevista em lei e estavam com os dados consistentes. Nelas, vive 97,8% da população.
Na pesquisa, são abordados os indicadores de Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. O novo indicador de Autonomia verifica a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para manutenção da estrutura administrativa; O índice varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a situação fiscal do município.
O município recebeu nota máxima em 3 dos 4 indicadores: Autonomia (1,0000), Gasto com Pessoal (1,0000) e Liquidez (1,0000), sendo que no investimento a nota ficou em 0,3081. Os números de Candeias superam cidades importantes do Rio de Janeiro, onde nenhuma delas atingiram nota máxima a exemplo de Macaé (0,8066), Maricá (0,7184), Rio das Ostras (0,7180), Paraty (0,7169) e Conceição de Macabu (0,7135).
Quase duas mil cidades brasileiras não se sustentam
Com base no indicador de Autonomia, o IFGF revela que 1.856 cidades brasileiras não se sustentam, já que a receita gerada localmente não é suficiente nem para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da Prefeitura. Em média, esses municípios gastaram, em 2018, R$ 4,5 milhões com essas despesas e geraram apenas R$ 3 milhões de receita local.
Fonte: Madre Notícias
Deixe seu comentário