Projeto da PM disponibiliza sistema de ensino dos CPMs para municípios baianos.
A Polícia Militar da Bahia criou um projeto para a difusão do Sistema de Ensino da rede dos Colégios da Polícia Militar, que hoje reúne 15 unidades no estado, para municípios baianos. A ideia surgiu do comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, a partir da intensa demanda da solicitação de prefeitos para a instalação de Colégios da Polícia Militar nos seus respectivos municípios, em razão da rede CPM de ensino liderar o ranking do Enem entre as escolas estaduais.
Para os municípios interessados em implantar a metodologia da rede CPM, a Polícia Militar assinou um Termo de Cooperação Técnica com a União dos Municípios da Bahia (UPB), para estabelecer a parceria.
O projeto de difusão do Sistema de Ensino da rede CPM consiste na capacitação de policiais militares da reserva, contratados pelas prefeituras voluntárias, e é direcionado às escolas municipais no Nível Fundamental II (6º ao 9º ano). Para isso, a PM capacitou multiplicadores para treinar policiais militares da reserva para que apliquem a metodologia nessas escolas.
Com a implantação do Sistema de Ensino da rede CPM, o colégio passa a ter uma direção compartilhada entre o diretor escolar, encarregado das questões administrativas e pedagógicas, e o novo diretor militar, responsável pela parte disciplinar dos alunos.
O Bahia Notícia, através do nosso editor chefe e repórter Junior Robocop, entrevistou com exclusividade o Coronel da PM, Anselmo Brandão, a Secretária de Educação de Conceição da Feira, Sueli França, e o Prefeito de Conceição da Feira, Raimundo Bastos Pompílio, que participaram da assinatura do convênio para a implementação da Escola Modelo da PM em Conceição da Feira, confira:
BN: Coronel, Conceição da Feira hoje passa a ser a pioneira no recôncavo a instalar o colégio modelo, de que forma o senhor já pensa o futuro desse colégio no município?
Coronel Anselmo Brandão: Eu queria agradecer ao Prefeito por essa oportunidade que ele está dando aqui para a corporação em ter acreditado na proposta. Eu não tenho dúvida que Conceição da Feira por ser a primeira no recôncavo vai ser um marco na metodologia que nós estamos querendo implantar nas nossas escolas e esse modelo de ensino adotado pelo nosso colégio ele tem o princípio maior, que é buscar desenvolver no aluno os princípio da cidadania, respeito e o aprendizado, queremos crianças mais bem preparadas para a vida e os nossos colégio tem oferecido isso, então eu digo a comunidade de Conceição da Feira que abrace essa proposta, pois é uma proposta do bem, é o que nós queremos, um futuro melhor para essas crianças.
BN: Esse colégio modelo, de que forma é vista hoje o projeto, é parecida com o colégio militar ou é um diferencial que vai trazer para os jovens um novo método na educação?
Coronel Anselmo Brandão: As duas coisas, estamos muito preocupados com a criminalidade, com a violência, e tudo começa pela educação, começa pela criança, então essa é uma forma de darmos a nossa contribuição, é a Polícia Militar ajudando os municípios nessa problemática geral. E quanto a metodologia, eu não tenho dúvida que os professores e os pais irão adotar isso, irão entender como ela funciona, pois o viés maior dessa metodologia é formar cidadão, pessoas de bem, e isso vem através do conhecimento, então o aluno mais focado, mais disciplinado, acompanhado junto com os pais, junto com os professores, não tenho duvida que o resultado nós vamos alcançar breve com desempenho e o retorno que eles darão para a sociedade.
BN: Então quer dizer que o Prefeito Pompílio e a Secretaria de Educação, Sueli, terão motivos suficiente para comemorar a Educação do município?
Coronel Anselmo Brandão: Com certeza, disse ao prefeito que essa escola vai ser uma referência não só para a cidade, mas para as outras escolas, porque mesmo as outras não tendo esse modelo elas vão procurar se espelhar, pois a educação é transformadora, então cada escola transforma as pessoas, transforma os alunos, eu não tenho dúvidas que ela será uma referência na cidade.
BN: Hoje Conceição da Feira entrou na história, implantando um importante projeto importante da Polícia Militar, de que forma a senhora avalia que o município vai ganhar com esse passo?
Secretária Sueli França: Para nós é um motivo de muita alegria, muita satisfação por termos conseguido essa grande vitória, porque ter esse sistema no município nós só podemos nos considerar vitoriosos, pois tenho certeza que a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano de uma forma integral irá acontecer por conta desse novo sistema de ensino.
BN: Qual a previsão da implantação do projeto?
Secretária Sueli França: Segunda-feira.
BN: Prefeito, o senhor entra para a história do município ao assinar o convênio para levar a referência da educação, a escola militar, como o senhor avalia essa situação?
Prefeito Pompílio: De tamanha importância, vejo que a transformação de um município, de um estado, de um país, é a educação e graças a Deus junto com essa parceria com o Governo do Estado e a PM o município está se empenhando de todas as formas para buscar melhorias para o nosso município e graças a Deus esse convênio que está vindo agora será de bom tamanho para os jovens, para as famílias, para os profissionais da educação e será de bom tamanho para o grande desenvolvimento do município, tenho certeza que isso vai dar 100% certo.
BN: Não basta ser só prefeito, tem que ter sensibilidade para cuidar e se preocupar com as principais áreas de uma gestão, como saúde, educação, infraestrutura e o senhor agora fez um marco importante em conseguir junto a equipe de governo, ao lado da secretária Sueli e o secretário Fábio, um marco que ficará na história de Conceição da Feira. Hoje o município será o da educação modelo?
Prefeito Pompílio: É isso aí que venho sempre fazendo, a partir do momento que eu assumi o município como gestor eu vim fazer gestão, não vim fazer politicagem e graças a Deus eu tive a sensibilidade de olhar pela juventude, pelas famílias de Conceição de Feira e nós estamos fazendo um bom trabalho na educação e vejo isso com o maior carinho porque eu sei que a fonte de riqueza e crescimento de uma família é ter o seu filho educado e preparado para os desafios do mercado de trabalho. É um investimento que não tem preço tenho convicção de que será um marco na minha gestão, com todo respeito aos que passaram, mas não tiveram a sensibilidade de ver isso com mais carinho, não só isso como os profissionais da educação, os professores e colaboradores, isso será com certeza uma revolução no Estado da Bahia.
Fotos: Edinei Dantas/Jornalista-PMBA
Deixe seu comentário