NESSE MOMENTO APRESENTAREMOS O NOSSO MAIOR ORGULHO, O NOME DA NOSSA ESCOLA QUE CARREGAMOS E COM O QUAL CONVIVEMOS EM NOSSO DIA A DIA. NOSSA ESTRELA, NOSSO BRASÃO DOURADO.
SUB TEMA: A HISTÓRIA DAS ENTRELINHAS: UM OLHAR SOBRE O SILENCIO
A NARRATIVA DA HISTÓRIA DE UM LUGAR OU DE UM POVO É UMA CONSTRUÇÃO FEITA DE ESCOLHAS.
ESCOLHEMOS O TRECHO DO FATO QUE VAMOS CONTAR, O HERÓI QUE VAMOS REVERENCIAR E AS FOTOS COM AS QUAIS OS ATOS SERÃO ILUSTRADOS.
CONTUDO, AQUILO QUE NÃO CONTAMOS, O QUE FICA EM SILÊNCIO PORQUE ESTÁ NAS MARGENS, NOS ENTRELUGARES, NAS ENTRELINHAS, SÃO HISTÓRIAS CARREGADAS DE SIGNIFICADOS QUE PODEM DIZER QUEM SOMOS E NOS AJUDAR A ENTENDER COMO CHEGAMOS AQUI, DEIXANDO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO SÓ UMA MENSAGEM, MAS A POSSIBILIDADE DE UM MUNDO MELHOR.
1º PELOTÃO: DAS BANDEIAS
APRESENTANDO O PAVILHÃO NACIONAL EM DESTAQUE, BANDEIRA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. A BANDEIRA DO ESTADO FEDERADO DA BAHIA, O NOSSO ESTANDARTE DE OURO: A BANDEIRA DA CIDADE DAS LUZES NOSSA QUERIDA CANDEIAS COM AS SUAS GUARDAS DE HONRAS.
2º PELOTÃO: ENTRE REDES: A VIDA EM MOVIMENTO
NESSA ALA APRESENTAMOS A GERAÇÃO Z E TODO O APARATO DIGITAL EM QUE FOI IMERGIDA DESDE SEU NASCIMENTO.
POR MEIO DE TODO ESSE APARATO VIRTUAL, REPRESENTADO PELAS REDES SOCIAIS: TWITTER, INSTAGRAM, WHATSAPP, TIKTOK, O JOVEM BRASILEIRO PASSOU A TER VISIBILIDADE E VOZ, DIVERSOS CONHECIMENTOS E APRENDIZADOS COM A POSSIBILIDADE DE INGRESSAR EM NOVAS CARREIRAS QUE HÁ POUCO TEMPO ERAM IMPENSADAS, COMO OS DIGITAIS INFLUENCER E OS GAMERS.
CULTURA LITERÁRIA CANDEENSE: TRANSFORMANDO VIDAS, CONSTRUINDO HISTÓRIAS
AQUI TRAZEMOS À MEMÓRIA NOSSOS ESCRITORES, PRATA DA CIDADE DE CANDEIAS, E OS JOVENS ESCRITORES DA ESCOLA 14 DE AGOSTO.
LENDO, EU DESVENDO O MUNDO
4º PELOTÃO: ESSES SÃO OS ESTUDANTES QUE, POR MEIO DA ESCRITA, FALAM DE SI E DO MUNDO A SUA VOLTA. SÃO OS JOVENS ESCRITORES DESTA QUERIDA ESCOLA.
5º PELOTÃO: O CORPO DOCENTE E DISCENTE DA ESCOLA MUNICIPAL 14 DE AGOSTO FAZ UMA BELA HOMENAGEM AO ESCRITOR JAIR CARDOSO DOS SANTOS, CONTANDO UM POUCO DA SUA HISTÓRIA E DE SEUS LIVROS.
TEMOS, ASSIM, UM CASAL DE ESTUDANTES REPRESENTANDO OS SAUDOSOS PAIS (IN-MEMORIAM) DO ESCRITO JAIR CARDOSO.
7º PELOTÃO: NO DECORRER DA SUA INFÂNCIA ELE FOI FEIRANTE EM CANDEIAS, POIS PRECISAVA TRABALHAR PARA AJUDAR NAS DESPESAS DA CASA. CONTUDO, NÃO SOBRAVA DINHEIRO PARA COMPRAR LIVROS E JAIR CARDOSO PEGAVA PEDAÇOS DE JORNAIS NO CHÃO PARA LER. FOI DESSA FORMA QUE PEGOU GOSTO PELA LEITURA.
8º PELOTÃO: AOS 18 ANOS DE IDADE FOI APROVADO NO CONCURSO DA PETROBRÁS E NO VESTIBULAR DA UFBA PARA CURSAR HISTÓRIA. DEPOIS DE 2 ANOS, TRABALHANDO NA PETROLÍFERA BRASILEIRA, EM UM ATO DE CORAGEM PEDIU DEMISSÃO, ISSO PORQUE NÃO QUERIA ABRIR MÃO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS E DA CONTINUIDADE DO CURSO DE HISTÓRIA, AS DUAS MAIORES PAIXÕES DE SUA VIDA. HOJE ELE AGRADECE A DEUS PELA CONCLUSÃO PARCIAL DESSES SONHOS.
ATRAVÉS DA PASSAGEM DESTES PELOTÕES VAMOS CONHECENDO ENTÃO OS INTERSTÍCIOS QUE MARCAM A VIDA DO ILUSTRE HOMEM QUE, AO NARRAR CENAS DO HOJE E DO ONTEM, DEIXA SEU NOME REGISTRADO NA HISTÓRIA.
9º PELOTÃO: VOCÊ SABIA? EM 1986, JAIR CARDOSO LANÇOU O SEU PRIMEIRO FILHO LITERÁRIO DESIGNADO O FIM DA ÁREA DE SEGURANÇA NACIONAL?
E, LOGO APÓS, ESCREVEU A BIOGRAFIA DA PROFESSORA DALILA BAPTISTA SOB O TÍTULO A VIDA CONTA UMA HISTÓRIA.
10º PELOTÃO: O LIVRO HISTÓRIA DA TERRA DO PETRÓLEO É UMA OBRA DE MAIOR IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO DE CANDEIAS E PARA A MEMÓRIA DO NOSSO ESTADO. ELE FALA SOBRE O TEMPO EM QUE A BAHIA DE TODOS OS SANTOS ERA PACÍFICA OS ÍNDIOS KYRIMURÊ, OS TUPINAMBÁS ERAM OS FELIZES HABITANTES DAS TERRAS DO MATOIM E DO RIO CABOTO.
11º PELOTÃO: A PARTIR DE 1555, ESTA ÁREA FOI CONQUISTADA PELOS PORTUGUESES PARA A IMPLANTAÇÃO DA AGRO-INDÚSTRIA AÇUCAREIRA.
12º PELOTÃO: NESTE TERRITÓRIO FLORESCEU, POR MAIS DE TREZENTOS ANOS, O ENGENHO FREGUESIA, IMORTALIZADO NA OBRA DE WANDERLEY PINHO, A HISTÓRIA DE UM ENGENHO NO RECÔNCAVO.
13º PELOTÃO: APÓS A LONGA DECADÊNCIA DA AGROINDÚSTRIA AÇUCAREIRA NO SÉCULO XIX, EM MEADOS DO SÉCULO XX, CANDEIAS REENCONTROU-SE COM O SETOR DINÂMICO DA ECONOMIA BRASILEIRA, O COMPLEXO PETROLÍFERO.
14º PELOTÃO: A RETIRADA DE CANDEIAS DA ÁREA DE SEGURANÇA NACIONAL CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS BRAVOS GUERREIROS E GUERREIRA.
15º PELOTÃO: NÃO PODEMOS DEIXAR DE CITAR OS NOSSOS EMANCIPACIONISTAS, BRAVOS LUTADORES, QUE MUITAS VEZES E QUASE SEMPRE DEIXAM DE CUIDAR DAS SUAS FAMÍLIAS PARA SE DEDICAR A LIBERDADE DO POVO DE CANDEIAS NO EXERCÍCIO DA SUA CIDADANIA, O DIREITO AO VOTO.
16º PELOTÃO: A PARTIR DESTE MOMENTO, NARRAMOS A HISTÓRIA DO ADVOGADO, JURISTA, POETA E JORNALISTA, LUIZ GONZAGA PINTO DA GAMA QUE SE TORNOU SÍMBOLO DO MOVIMENTO ABOLICIONISTA E DA LUTA CONTRA A ESCRAVIDÃO NO BRASIL.
AO ACOMPANHAR O REGISTRO EMPREENDIDO POR JAIR CARDOSO NA OBRA ENTRE AS LEIS E AS LETRAS, CONHECEMOS O HOMEM NASCIDO EM SALVADOR, BAHIA, EM 1830, QUE FOI RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DE INÚMERAS PESSOAS ESCRAVIZADAS.
17º PELOTÃO: LUIZ GAMA ERA FILHO DE LUIZA MAHIN, MULHER NEGRA AFRICANA DA REGIÃO DA COSTA DA MINA QUE LUTOU PELA LIBERDADE DOS ESCRAVIZADOS NA BAHIA NA DÉCADA DE 1830.
SEU PAI, UM HOMEM BRANCO, HERDEIRO DE UMA FAMÍLIA RICA DE ASCENDÊNCIA PORTUGUESA — CUJO NOME ATÉ HOJE NINGUÉM SABE —, O VENDEU COMO ESCRAVO.
ASSIM, ELE PASSOU A INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E A PRIMEIRA JUVENTUDE EM CATIVEIRO ATÉ CONSEGUIR AS PROVAS DE SUA LIBERDADE AOS 18 ANOS.
18º PELOTÃO: LUIS GAMA FOI ADVOGADO ABOLICIONISTA, JORNALISTA E POETISTA
LUIZ GAMA NÃO VIVEU PARA VER REALIZADO SEU SONHO DE UM BRASIL SEM ESCRAVOS. MORREU EM 1882, APENAS SEIS ANOS ANTES DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO EM 1888. GAMA É UM INTELECTUAL QUE LEU O BRASIL E ESCREVEU PARA O FUTURO.
19º PELOTÃO: ESTE AGRUPAMENTO TRAZ MARCAS DO LIVRO CANDEIAS, HISTÓRIAS DE FÉ E TRABALHO
NELE VEMOS QUE A PEQUENA CIDADE DOS MILAGRES DAS CANDEIAS TORNOU-SE O MOVIMENTADO CENTRO URBANO, QUE ABRIGAVA AS MAIS VARIADAS CONFISSÕES RELIGIOSAS.
HISTÓRIA DA PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA DE CANDEIAS.
EM 25 DE DEZEMBRO DE 1964, CHEGA EM CANDEIAS O CASA DE EMPRESÁRIO EVANGÉLICOS, IRMÃ ROSINHA E DOMINGOS REQUIÃO DO LAGO, VINDOS DE SALVADOR CONVIDADOS PELO PRESBÍTERO PEDRO ROSA.
APÓS VÁRIAS VISITAS, O CASAL DECIDE POR FIXAR RESIDÊNCIA EM CANDEIAS E MONTAR UM NEGÓCIO, ESTA DECISÃO FOI SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO EVANGELHO EM CANDEIAS.
A PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS ACONTECE TODOS OS ANOS NO DIA 03 DE FEVEREIRO. UMA DEVOÇÃO COM MAIS DE 200 ANOS. NESTA CAMINHADA PRESENCIAMOS UMA GRANDE DEVOÇÃO DOS FIÉIS EM TORNO DA IMAGEM MILAGROSA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS.
OS ACOMPANHANTES SE SENTEM AGRADECIDOS E COM O DEVER CUMPRIDO AO TOCAR NA IMAGEM DA SANTA E AQUELES QUE NÃO ALCANÇAM A REFERIDA IMAGEM TOCAM NO ANDOR, QUE PARA ELES SIGNIFICA O SAGRADO (ALGO DE SUMA IMPORTÂNCIA) PARA SUA FÉ.
OS ROMEIROS (PEREGRINOS) DEVOTOS DA MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS, NA SUA MAIORIA SÃO PESSOAS SIMPLES
E OS ROMEIROS PESSOAS SIMPLES TEM ESSE RECONHECIMENTO COM A VIRGEM MARIA- ELES COM LÁGRIMAS NOS OLHOS DE EMOÇÃO EXCLAMAM: VIVA A MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS.
OS PUXADORES DE REDE SÃO PESCADORES EXPRESSÃO NOS REMETE A PASSÉ E CABOTO, QUE SÃO DOIS DISTRITOS MARÍTIMOS NOSSOS E QUE SEMPRE FORAM LIGADOS A PESCA E A MARISCAGEM SÃO HOMENS QUE FAZEM A PESCA COLETIVA INCLUSIVE EXISTE AQUELES PESCADORES CHAMADOS DO LITORAL BAIANO QUE ELES FAZEM COLETIVAMENTE MAS NÃO SÓ NÃO XARÉU DE DIVERSOS PEIXES QUE TEM NA REDE.
A ARTE ANCESTRAL NEGRA DA CAPOEIRA INCLUSIVE NOS ANOS 50, 60 E 70 IDENTIFICAMOS: MESTRE AURINO MÃO DE ONÇA, MESTRE JOÃO DO BERIMBAU, MESTRE PASTINHA, PEITO DE AÇO DE PASSAGEM DOS TEIXEIRAS, ARMANDO, ORLANDO PORTELA, PAI DO PUGILISTA REGINALDO HOLYFIELD, MESTRE TONHAÇO, MESTRE EDVALDO CAROÇO, O SETE MOLA,
E MAIS ALGUMAS COISAS AÍ DAS ORGANIZAÇÃO DELE 70 NO CLUBE CANDEIAS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO DO BRASIL ESPORTE CLUBE BOLA VERDE NA BRASÍLIA E POR AÍ VAI DEPOIS O SURGIMENTO DE DIVERSOS GRUPOS. EXISTE EM CANDEIAS CAPOEIRISTAS QUE LUTAM PELA SOBREVIVÊNCIA DA SUA ANCESTRALIDADE.
Nossa homenagem ao nosso querido Jair Cardoso, (JAIR CARDOSO AO MESTRE COM CARINHO
Deixe seu comentário