Em breve Candeias vai colocar a disposição de seus munícipes, uma nova ferramenta para solicitar serviços da Previdência Social. Isso porque foi feito um convênio de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, para que os candeenses possam efetuar o agendamento e concessão de benefícios pela Internet, através da unidade do INSS Digital que será instalada no município. A previsão é que o posto seja implantado até o final deste ano.
Segundo o secretário de Governo, Ivan Palma, que estava a frente das negociações, a Prefeitura solicitou desde o ano de 2018 a instalação do serviço em Candeias. “Por falta de recursos humano e material, a política atual do INSS não está liberando postos nos moldes antigos, que foi o que a Prefeitura tentou trazer de volta para o município, mas conseguimos o INSS Digital”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, foi em julho deste ano de 2020 que o INSS assinou o convênio para instalação do posto digital no município, porém a Prefeitura está aguardando a homologação, pela procuradoria do INSS, para a implantação da unidade. O município vizinho de São Francisco do Conde já conta com um posto do INSS Digital para atender os beneficiários.
Com a implantação do serviço no município os segurados não precisarão ir a outras agências para solicitar o benefício, pois, será encurtando o tempo para dar a entrada e a tramitação dos benefícios a que o trabalhador tem direito.
INSS Digital
O INSS Digital começou a ser implantado em 2017 e consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade do reconhecimento de direitos. É dividido em duas etapas: processo eletrônico – agendamento e concessão de benefício pela Internet para o segurado ou por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica com o INSS – e a distribuição das demandas entre as unidades.
No novo modelo de atendimento do INSS, é digitalizado os documentos apresentados pelo segurado. É importante que o segurado apresente os documentos originais, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e carnês de contribuição, se houverem, assim como os documentos exigidos para a concessão de cada benefício. No momento do atendimento no posto de atendimento, a documentação exigida para a concessão do benefício é digitalizada e imediatamente devolvida ao usuário.
Antiga sede do INSS Candeias
O prédio onde funcionava a Previdência Social, localizado no Bairro do Malembá, pegou fogo no dia 28 de outubro de 2012. Uma sala, além de armários, papéis e computadores foram destruídos no incêndio. Cerca de 100 pessoas eram atendidas por dia na agência, segundo informações do INSS a época.
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