Bahia e Grêmio se enfrentaram na quinta-feira (10), em confronto válido pela 9ª rodada do Brasileirão. O Tricolor gaúcho saiu com a vitória em uma partida marcada por expulsões pela boa atuação dos goleiros.
Quem não faz, leva
O Bahia começou com 15 minutos iniciais avassaladores. Alternando entre um 4-4-2 no momento defensivo, diferente da partida contra o Inter que se defendeu com 5 jogadores a frente da área, e um 4-3-1-2 no período ofensivo, sendo esse “1” uma alternância entre Élber e Rodriguinho, que se movimentavam entre as linhas com liberdade pra flutuar pelos lados e afunilar pelo meio, buscando Gilberto na área. O Tricolor baiano iniciou a partida emplacando diversas finalizações e, ao perder a bola, pressionava o jogador gremista que tinha a posse, ocasionando o erro de passe ou a bola rifada. Mas isso durou até apenas os 25′ do primeiro tempo: Lateral cobrado na área, Diego Souza desvia de cabeça para trás, a zaga do Bahia falha na cobertura e Alisson chuta com categoria para o fundo da rede! O Bahia teve as melhores chances, mas o Grêmio foi letal.
Sofreu o gol, e não reagiu
Ao contrário do que se imaginava, após levar o gol, o Tricolor baiano se retraiu. O Bahia recuou suas linhas, deu campo para o Grêmio propor o jogo, permitindo que a equipe de Renato Gaúcho se sentisse confortável dentro da sua tática e passasse, a partir dali, a criar mais chances e ter mais a posse de bola em um bom jogo de Everton e Darlan, encontrando com muita criatividade espaços para explorar as fraquezas defensivas do Bahia. Aliado a isso, a equipe baiana já não conseguia impor a “marcação pressão” no campo de ataque, já por desgaste e desânimo após o gol.
Sobra vontade no segundo tempo
Na segunda etapa, o Bahia voltou melhor e mais motivado para buscar o empate. O Grêmio manteve a posse de bola, mas apresentou sérios problemas defensivos que se agravaram com as ausências de Kannemann e Geromel, sendo bem explorados pelo clube baiano. Porém, mais uma vez, a equipe gaúcha chegou ao gol após o belíssimo passe de Everton para Darlan, que completou com categoria. O Grêmio ficou mais exposto quando Matheus Henrique foi expulso aos 64′ por levar o segundo amarelo, mas já aparentava que o Bahia não teria mais forças para reagir
A falta de qualidade nas finalizações e a boa atuação do goleiro Vanderlei irritaram jogadores do Bahia e esquentaram ainda mais o clima do jogo, gerando a segunda expulsão da partida, agora pelo lado do tricolor Baiano: Gregore deu uma entrada forte em Orejuela e recebeu o cartão vermelho direto, dizimando as esperanças do torcedor de uma reação da equipe.
Final de Jogo
Fim de papo em Pituaçu. Em partida de várias chances para as duas equipes e um jogo bem aberto ao imprevisível, o Grêmio leva os três pontos para casa após vencer o Bahia, subindo para 10ª posição. A equipe tricolor que agora será comandada por Mano Menezes, se encontra na 15ª colocação e visa o próximo confronto contra o Atlético-GO, na esperança de recuperar os bons resultados da equipe.
Por: Felipe Auditore
Deixe seu comentário