O Bahia Notícia trará matérias sobre importantes personalidades que fizeram parte do desenvolvimento econômico, social, industrial, da saúde, da infraestrutura, sa geração de emprego e renda, além de entretenimento e política do município de Candeias.
Entrevistador (J. Robocop): Edição especial, 14 de agosto, em comemoração aos 65 anos de emancipação política, vamos conversar com ilustres pessoas que sempre acreditaram no desenvolvimento econômico e financeiro do município. É um exemplo do casal, seu Antônio e dona Marisa, irão falar a respeito porque Candeias passou a ser o principal potencial econômico para a empresa Rede Garoupa.
Seu Antônio: Vou tentar ser breve. Nós somos baianos, naturais de Salvador, e me enraizei em Salvador, onde iniciei minha vida profissional, trabalhando em algumas empresas, na área comercial. Morei dez anos em Recife, e nossos filhos praticamente foram criados em Recife. Já em Salvador, nós iniciamos uma vida como empresários. Inicialmente num pequeno posto de gasolina na cidade de Camaçari. Minha mãe foi a primeira vereadora mulher no estado da Bahia, pelo município de Camaçari. Por isso, eu passei uma parte da minha infância em Camaçari e depois iniciamos um pequeno posto no qual meus filhos começaram a trabalhar nesse posto também. Fui secretário da prefeitura de Camaçari durante quase quatro anos, responsável pelo desenvolvimento econômico e agricultura e pesca. Nesse período que eu estava em Camaçari um mecânico de manutenção de bomba de equipamento me perguntou, “Por que você não dão
passeio em Madre de Deus, em Candeias, para abrir um pouco os horizontes comerciais?” Nesse momento eu vim passar dias eu vim aqui a Candeias e ao passar na entrada, na frente do posto Matriz Nosso, que atualmente nós chamamos de “Garoupa I”, eu vi um posto caindo aos pedaços, mas bem localizado, com perspectiva de bons movimentos futuros. A partir daí eu negociei com pessoa que era o arrendatário na época, que já foi prefeito de Candeias, seu David Caldeira, nosso amigo, passei a ficar no posto como a renda atária, a partir daí, nós iniciamos com o proprietário, compramos o posto com muito sacrifício. Nós começamos a crescer a partir daí logo depois de de eu ter assumido esse posto surgiu uma possibilidade no município de São Francisco do Conde de frente a refinaria num posto BAMAT que nós compramos o fundo de comércio e estamos com esse posto até hoje. Ainda no município de Candeias, nós resolvemos expandir nossas atividades, encerrando a atividade em Camaçari e resolvendo aplicar nossos investimentos aqui de Candeias. Onde continuamos até hoje gerando emprego, gerando renda, dando oportunidade às pessoas do nosso município, o nosso lema é, primeiro moradores de Candeias, quando não houver possibilidade nós trazemos de outros locais e isso tá dando certo. Na Caroba nós compramos um terreno na mão de Barão e montamos um posto que ficou com uma nossa filial, chamamos Posto Garoupa dois. Começamos a aumentar nossa empresa e depois de algum tempo surgiu a possibilidade aqui no posto que era do Oliveira que estava fechado, ele estava com processo de inventário. Nós negociamos a compra do imóvel e reabrimos o posto que hoje funciona aqui. Em 2010 nós resolvemos expandir a atividade para construir um pequeno centro comercial novamente, nossos investimentos direcionados aqui no município de Candeias, construímos um centro comercial, levamos dois anos a três inicio até o final da obra. Felizmente quando nós fizemos essa construção, o Brasil estava em franco crescimento, estava bombando, como dizem na gíria as pessoas. Quando nós terminamos a constituição que íamos iniciar a operação do shopping o Brasil entrou numa recessão muito grande, que foi mundial e afetou muito o Brasil, acabamos com o nosso centro comercial paralisado, e as despesas de manutenção e conservação são pesadas, e os financiamentos também. Mas como nós sempre trabalhamos juntos, deu tudo certo até aqui. Acreditamos em Candeias e continuamos acreditando. Acreditamos na população daqui, que nos acolheu de braços. Tudo sempre foi muito difícil, mas nós não temos medo de desafios, nós temos uma família muito unida, e os desafios são mais fáceis quando se há o apoio da família.
Dona Marisa: Eu considero a história de Candeias como nossa também. Nós estamos aqui há 33 anos. Sempre tive do meu lado os funcionários do RH, e sempre era eu quem entrevistava. E a gente sempre procurou dar prioridade ao povo de Candeias. Eu via que as pessoas realmente necessitavam de um emprego. Apesar de ter em Mataripe, tinha muita carência. Fico feliz de ver as pessoas que começaram comigo e terem crescido muito. E eu sou muito grata a Candeias, porque aqui nós começamos e nós estamos até hoje. Muito obrigada e parabéns à cidade de Candeias.
Entrevistador (J. Robocop): E através do projeto de da vereadora Rita Loira de vocês se tornaram merecidamente como volto a falar, cidadãos candeenses através dessa emenda e hoje vocês já pode ser uma considerados parte nossa, nossos patrimônios, não só por ter chegado a trinta e dois anos e gerando emprego quase quase mil empregos ao longo dos anos direto e indireto como diariamente tá aqui apoiando o desenvolvimento como hoje no Shopping Candeias é um dos principais fatores de desenvolvimento administrativo, econômico e social para Candeias e região.
Dona Marisa: Digo que senti muita honra, quando Rita Loira nos concedeu esse título, mas é como eu digo, agradecemos muito a ela. Estamos muito felizes de estar no município de Candeias. Sou muito grata e parabenizo Candeias pelos seus 65 anos.
Seu Antônio: No momento em que as pessoas presentes se dirigiram a mim, “o senhor se lembra de mim, seu Antônio? Eu fui segurança do seu posto, eu fui frentista, hoje eu sou trabalho no tribunal”, hoje eu isso pra mim foi uma glória, eu podia não me lembrar dos nomes, mas fiquei feliz em ver que ali tinha muitas pessoas que fizeram parte da nossa vida Isso pra mim não tem dinheiro que pague. Isso pra mim lembrarei sempre. Nossa família têm um lema, que é “oferecemos o menor preço sempre que possível, mas também a melhor qualidade, e estaremos blindando o seu carro com carinho, começando pelo combustível”.
Deixe seu comentário