O novo filme estreará com grandes expectativas. Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam o casal mais famoso do universo dos brinquedos em um mundo totalmente cor-de-rosa chamado Barbieland. O trailer revela parte da história, que gira em torno de uma viagem de Barbie e Ken ao mundo real. O carro escolhido para a aventura é um Chevrolet Corvette de primeira geração, conhecido popularmente como C1, em proporção reduzida.

O filme live action “Barbie”, que será lançado dia 20 de julho de 2023, traz a atriz Margot Robbie para interpretar a icônica boneca e,de repente, tudo virou rosa. Ao abrir as redes sociais, anúncios de produtos e serviços aparecem banhados com a cor favorita do momento.


A boneca Barbie foi lançada em 1959 como uma proposta disruptiva de brinquedos para garotas na época.
Símbolo da cultura pop, inspiração para cantoras como Nicki Minaj, cujos fãs são conhecidos como “Barbz”, além de personagens como Elle Woods, do filme “Legalmente Loira”, e Sharpay Evans, de “High School Musical”, a Barbie se tornou insubstituível.

Com sua aparência moderna e inovadora, que assim permanece mesmo depois de 64 anos após seu lançamento, transformou a boneca num símbolo de estilo, força estimuladora da moda e potente ferramenta eficaz de marketing. A figura slim, de cabelos loiros e guarda-roupa invejável, entretanto, custou a acompanhar as mudanças da sociedade. De acordo com a revista Time, em 2014, a Barbie teve um ano ruim. Além das críticas ao visual da boneca, que favorecia padrões de beleza enraizados na sociedade, muitas mães temiam o efeito que o brinquedo teria na autoestima de suas filhas, que tinham a boneca como modelo a ser seguido. Nesse mesmo período, com o lançamento do filme “Frozen”, da Disney, as vendas da boneca da Rainha Elsa, protagonista do desenho, superaram as da Barbie. É, as coisas não andavam nada bem no mundo cor-de-rosa.


A boneca mais popular da história passava, pela primeira vez, por uma grande crise de identidade e as críticas fizeram com que a Mattel refletisse como seu produto se encaixaria na sociedade atual, considerando as mudanças sociais. Após muita análise e reuniões com o time de design e demais setores da empresa, a boneca deu um grande passo rumo à diversidade e inclusão: a partir daí foram acrescentados novos tons de pele, estilos de cabelo e tipos de corpos, totalizando hoje 175 Barbies diferentes para se adequar às demandas de inclusão.

Ícone fashion, revolucionária, inovadora e trendsetter. Essa é a Barbie desde o momento em que foi criada. Seu guarda-roupa diversificado abrange desde trajes de banho a vestes mais formais e sofisticadas, permitindo que seu consumidor explore diferentes estilos e crie sua própria autonomia de moda, emanando criatividade e expressão pessoal, carregando um legado próprio ao mundo da moda, inspirando estilistas e designers há décadas. Contudo, como nada são sempre flores, a Barbie sempre foi um pouco injustiçada pelo estereótipo de fútil. A estética da Barbie, por alguns sempre foi vista com maus olhos. Entretanto, hoje surge com o movimento de resgate a símbolos considerados femininos, deixando os estereótipos de futilidade e superficialidade para trás.


A Estética Barbiecore é um grande exemplo, difundida fortemente pelas redes sociais no último ano, onde o próprio nome já diz tudo: a tendência é inspirada na estrela da Mattel. Ao capturar o visual e espírito divertido e feminino associados à boneca, a trend traduz a personalidade do indivíduo em roupas, acessórios e maquiagem, a maioria em tons de rosa, obviamente, ainda que cores como roxo e turquesa também sejam muito utilizadas pelos adeptos. O Barbiecore também abraça uma atitude positiva e confiante, celebrando a feminilidade.


Quer gostem ou não, o fato é que a Barbie dita um lifestyle. Ela influencia mais a moda do que o oposto. Prova disso são as grandes marcas internacionais que até hoje fazem colaborações com ela. Recentemente, vimos surgir o Barbiecore, grande movimento de moda, além da cor Pink Valentino, que surgiu na semana de moda de Paris/22 e foi amplamente usada em desfiles da marca.
À medida que o lançamento do longa se aproxima, dezenas de marcas lançam edições limitadas de seus produtos em parceria com a Barbie, como GAP, C&A e Riachuelo. Em uma colaboração com o Airbnb, é possível ainda, durante o fim de semana do lançamento do filme, reservar uma diária na mansão da Barbie, em Malibu, na Califórnia.
A Mattel e sua equipe de marketing não brincam em serviço e criaram uma tática que une entretenimento e produtos.
Afinal, o filme faz parte da estratégia de crescimento e reposicionamento da marca: não à toa, todas as colaborações serão lançadas junto com o longa.
“A lista parece não ter fim: maquiagens, roupas, escovas de dentes e até cruzeiros especiais. Quanto mais gente assistindo ao filme, mais pessoas ficarão impactadas pelos diversos produtos com a marca Barbie, trazendo à tona uma certa nostalgia cor-de-rosa!
Inegavelmente, a Barbie faz parte da infância de muitos e traz, em seus muitos formatos, o sentimento de nostalgia, intensificado por millennials e pela Geração Z, onde o saudosismo desempenha um papel importante na cultura ao resgatar elementos do passado, evocando conexões emocionais estabelecidas há anos e, nesse sentido, o retorno da Barbie aos holofotes pode ser, para muitas pessoas, uma espécie de volta ao passado, trazendo sensações há muito adormecidas. As marcas perceberam isso e aproveitaram o momento para unir o nome da boneca a essa sensação muito presente no cotidiano.
Eu, @tatipeltier marcarei presença e, vestida a caráter, clarooo!!! E vocês, caros amigos e leitores, pretendem assistir à estreia cinematográfica mais aguardada do ano? Deixe seu comentário! Grande beijo!
Por: Tati Peltier – Colunista de Moda, Entretenimento e Beleza – Editora da Coluna Casa em Harmonia

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