O Projeto Horta Escolar já é uma realidade em Candeias. Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAA) em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC), iniciou nesta terça-feira, 13/6, a implantação da horta na Escola Ivonice Sotero, em Passagem dos Teixeiras.
O objetivo do Projeto Horta Escolar é desenvolver nos alunos o pertencimento no plantio, acompanhamento e colheita do próprio alimento orgânico, sentimento desenvolvido pela prática e aulas pedagógicas envolvendo todas as disciplinas. Com o desenvolvimento do projeto espera-se também, a promoção da mobilização social com a conscientização dos alunos envolvidos, cultivando hortaliças como, cebola, coentro,tomate, alface, erva-doce, dentre outras, que servirão de alimento para os alunos e comunidade em geral.
Para a aluna Clara Silva, do 9.º ano, o projeto é ótimo e ajuda a todos os alunos a desenvolver e despertar o interesse no cuidado com o meio ambiente. “É importante que a gente prossiga com esse projeto, cuidando das hortaliças, que com certeza vai servir para todos nós, e o mais importante é que aqui, temos a certeza que tudo vai ser livre de agrotóxicos”, disse.
A engenheira Ambiental e Sanitarista, Coordenadora da SEMAA, Maiara Pereira, relatou que uma das vantagens no cultivo de alimento sem uso de agrotóxicos é o fornecimento de vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos, permitindo também que os professores, pais e alunos estejam envolvidos no cuidado e preservação do meio ambiente.
O zootecnista e Subcoordenador de Fomento a Agricultura da SEMAA, Ícaro Pereira, ministrou as práticas a serem adotadas na horta pelos próprios alunos, onde foi realizado o plantio de diversos tipos de verduras e hortaliças.
Deixe seu comentário