Hoje vamos falar sobre a cantora Joelma, que tem sido o assunto do momento por apresentar um edema na face, o que tem chamado muita atenção e a própria assessoria de comunicação dela tem falado que esse edema se deve após ela ter tido a Covid-19.
Na realidade, não é propriamente o covid que fez ela apresentar esse edema, isso é uma doença chamada Etip, que é um edema tardio, intermitente e persistente, após uso de ácido hialurônico, e isso pode ocorrer devido a uma falha do sistema imunológico, ou seja, qualquer doença inflamatória é capaz de causar um edema no corpo, já que ela ataca os anti-corpos, e esses vão atacar justamente onde se tem esse corpo estranho, que é o ácido hialurônico, que foi realizado o preenchimento na região onde existe esse ácido.
Isso pode persistir durante algum tempo, não é que seja uma sequela do covid, seria mais uma reação inflamatória do local, onde foi realizado o preenchimento com esse ácido. Existem estudos que provam que o uso de corticoide, em doenças que não são graves, podem desenvolver algumas doenças como a síndrome de cusching, e talvez seja isso que Joelma esteja enfrentando, essa síndrome de cusching, que é esse edema na face muito comum após uso de corticoide.
Todo paciente que apresentou covid em muitos locais foram tratados com corticoide e depois apresentaram algumas reações, então não é propriamente do covid, e sim do tratamento em si, onde o corpo apresentou esse processo inflamatório, essa reação.
Instagram: Dra.Marcia.Meireles
Facebook: Marcia Maia Meireles
Consultório: Avenida Tancredo Neves 1632. Edf Trade Center, torre sul, sala 808.
CRM 22261-BA
CRM 181996-SP
Deixe seu comentário