Projeto “Química Inclusiva” inaugurou, neste mês de junho, oLaboratório de Ciências do CEMG (Colégio Estadual Monte Gordo), em Camaçari (Ba), atualmente sob a direção geral da Profa. Creonice Campos.
Protagonizado por estudantes do 2º Ano do Ensino Médio, o Projeto foi elaborado e desenvolvido pelo Profo Nilson Sacramento(Química/CEMG), em parceria com os demais colegas da área,como o Profo Roberval Giffoni. A coordenadora pedagógica, Dra. Mônica Loyola, destacou que “apesar dos desafios impostos pelos aspectos políticos, ambientais, sociais e econômicos, o CEMG tem se esforçado para ser institucionalmente reconhecido pela rede estadual como uma escola inclusiva. Neste sentido, o projeto que marcou a inauguração do laboratório é apenas um exemplo de tais práticas”, salientou.
O evento contou com a presença de representantes das diversas áreas do conhecimento, mas “sem dúvidas, nossos grandes protagonistas foram os nossos alunos, especialmente os que têm necessidades educacionais específicas, já que o projeto foi totalmente voltado para este público, o que é um grande desafio, porque a área Ciências da Natureza não é considerada fácil, mesmo para alunos regulares: porém o princípio basilar foi o de que ‘toda pessoa tem a capacidade de apender’”, resumiu o Profo Sacramento.
O ponto alto do evento foi o estudo da composição química de uma receita de bolo, sob a perspectiva téorico-prática, “uma aula riquíssima, descontraída e, literalmente deliciosa, com muitas aprendizagens…mas, sobretudo, com muito brilho no olhar dos estudantes ao adentrarem o laboratório, como se fosse um portal, disposto a conduzi-los para um mundo de descobertas”, revelou a professora Rosana Rios, de Língua Portuguesa, uma das participantes do evento.
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