A convite da Modelo comercial Viviane Gleide, Miss Bahia Sulamérica 2022, Miss Beleza Turismo Bahia Master 2023, fui conhecer o Projeto Social Volte a Sonhar, oriundo de uma comovente história, infelizmente, de preconceito e discriminação sofridos pela pequena Lara Vallentina Bispo, hoje com apenas três anos de idade.
Numa tarde deliciosa e muito enriquecedora, cheguei ao projeto acompanhada da Miss Sulamérica, a quem carinhosamente chamo de Vivi, para conhecer Laís Bispo, líder do Projeto Volte a Sonhar.
O Projeto Volte a Sonhar nasceu através da superação de Laís Bispo ao enfrentar preconceito contra a sua filha, a pequena e talentosa, Lara Vallentina.
A carreira da Lara começou aos 08 meses de vida, quando algumas fotos caseiras foram postadas no perfil de sua mãe, Lais Bispo e essas fotos tiveram uma super repercussão. Com o ocorrido, a tia da Larinha, Ellen Morais resolveu criar o perfil da Lara Vallentina no instagram.
O perfil bombou e logo os convites para a pequena participar de Concursos, além de sua primeira capa de revista aos 1 ano e 2 meses. Em seguida, veio o primeiro concurso com Coroação em Recife, onde foi eleita a MISS BELEZA BAHIA, e a partir daí não parou mais e o perfil da Lara crescia exponencialmente e de seus iniciais 10K para os 100K foi meteórico. No entanto, a maldade do ser humano, fez com que a menina perdesse a sua conta devido à denúncias infundadas. Contudo, com muita resiliência e persistência, seus pais e familiares decidiram criar um novo perfil que novamente foi derrubado. Ainda assim, Laís (mãe da Lara), persistiu: “pois sem processo não a propósito”! A partir de então, surgiram várias parcerias e convites para Presenças VIPs em lugares que para a família eram apenas sonhos.
Mais Concursos foram surgindo, onde a Larinha estava apta a concorrer e representar a BA.
A menina ganhou o título de Miss Turismo da Cidade e logo mais um título representando O Bairro de Pau da Lima. Pensa que parou por aí? Não! Ela partiu para São Paulo para concorrer ao Miss Salvador, onde trouxe a faixa e a coroa consigo. E assim continua a sua carreira,onde fora indicada por dois anos consecutivos ao Troféu Digital e aos Melhores do Ano.
Mas não pensem que tudo são flores, holofotes e glamour… Pois, após chegar onde chegou, no dia 13/04 de 2022, a família pensou em desistir, por não aguentar mais a perversidade de algumas pessoas que insistiam em denunciar o perfil da Lara Vallentina. Conta essa, de uma criança indefesa, que conta com toda a supervisão cuidadosa de seus pais. Como se não bastassem as denúncias, a pequena passou a sofrer bullying sobre a sua aparência, por parte de adultos maldosos.
“Levantei mais uma vezes por ver a felicidade de Lara ao fazer o que ama e persisti”. Relatou-me Laís Bispo, mãe é responsável pela carreira da Lara.
Daí em diante, a Lara foi convidada a ser capa de três de
revistas com matérias nas mesmas, onde em uma delas, o título é: Lara Bispo Superação e sucesso com apenas 3 anos. E não parou por aí! Após tudo que enfrentaram para chegarem onde estão, a Laís Bispo se uniu a mais duas Miss aqui de Salvador e decidiram criar o Projeto Volte a Sonhar para incentivar as crianças de sua comunidade e das periferias de que elas são capazes de serem quem elas quiserem ser e estarem onde quiserem estar!
Recentemente, a estilista e parceira Maria José Forte de Brito, proprietária da Aellobabykids criou a Coleção Lara Vesti, e a pequena tornou-se Embaixadora da marca, onde está sendo chamada é conhecida por Garota Aellobaby! Ainda esse ano, no dia 26 de maio, Lara estará concorrendo ao Miss Brasil, em Recife e ao Miss Regional em São Paulo, no dia 29 de julho.
“A partir de tudo isso, criamos o Projeto volte a Sonhar, onde atendemos mais de 80 crianças, com diversa oficinas de arte, esporte, aulas de passarela, palestras e concursos”. Contou-me, Laís Bispo, mãe de Lara Valentina Bispo e Líder do Projeto Social.
O Projeto é 100% autoral, não conta auxílios e apoios sociais políticos, nem do Estado, nem do município. Suas atividades são todas realizadas por voluntários da própria comunidade e de profissionais liberais que se dispõem a dedicar um pouco de seu conhecimento para agregar na construção de uma elevada autoestima dessas crianças, incentivando-as nos esportes, na arte e na cultura, intuindo melhorar também em sua formação de caráter, disciplina, educação formal e doméstica. O Projeto Volte a Sonhar conta com oficinas de passarela, dança, teatro e boxe.
Portanto, fica aqui registrado que as dificuldades, diversidades, maldades, tropeços e percalços do caminho, são para nos tornarmos mais fortes, resilientes e crentes de que mesmo com todas as dificuldades, não existe outro caminho que não seja a vitória e o sucesso!
Vale sempre aqui ressaltar também, que nada vem fácil, como muitos imaginam quando veem modelos, artistas, digitais influencers fazendo sucesso. Não é simples assim, não é fácil, não é glamouroso como se imagina… se você tem um sonho, é preciso ter foco, disciplina, resiliência e muita força de vontade para seguir adiante! Não existe outra fórmula para se alcançar o sucesso.
Por: Tati Peltier – Jornalista e Colunista de Moda, Beleza, Entretenimento e Turismo / Editora da Coluna Casa em Harmonia.
Deixe seu comentário