Candeias alcançou nesta quinta-feira, 27 de abril, a nota A da Capacidade de Pagamento – Capag, que apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais, ou seja, entes formados por Estados Federados, Distrito Federal e os municípios, que queiram contrair novos empréstimos com garantia da União. O Capag tem o intuito de apresentar, de forma simples e transparente, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A análise permitiu a comprovação da saúde fiscal de Candeias, já que as notas podem variar entre A, B, C ou D. Sendo a nota A indicativo de boa situação fiscal e de baixo risco, enquanto a nota D indica uma situação fiscal ruim e consequentemente de alto risco de inadimplência.
O prefeito, Pitágoras Ibiapina, falou sobre o Capag. “Esse resultado é fruto de um trabalho atento nas contas do nosso município. Procuramos cuidar da Economia sem deixar o investimento em obras das escolas, das unidades de saúde e da infraestrutura dos bairros. Precisamos estar com a saúde financeira para garantir o crescimento contínuo da nossa cidade”, avaliou o gestor.
O município ficou com a melhor gestão fiscal desde quando analisa três indicadores para a capacidade, sendo o Indicador I – Endividamento, que vê a Dívida Consolidada / Receita Corrente Líquida; o Indicador II, que vê a Poupança Corrente do município, onde são analisadas as Despesas Correntes / Receita Corrente Ajustada; e o Indicador III, que é a Liquidez, onde estão as Obrigações Financeiras e a Disponibilidade de Caixa. Os dados são abertos e disponíveis a qualquer cidadão pelo site do Tesouro Transparente, em https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag.
Com informações da SEFAZ – PMC.
Deixe seu comentário