Teatro, dança, música, tecnologia e ciência são algumas das atividades que compõem o projeto pedagógico da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Áurea dos Humildes Oliveira, que foi inaugurada neste sábado (11), pelo governador Jerônimo Rodrigues, na cidade de Aporá, no leste da Bahia.
O colégio recebeu um investimento de mais de R$ 22,6 milhões e é a segunda unidade de ensino integral entregue no município pelo governo estadual, em menos de seis meses. O evento oficial de entrega contou com a presença do ministro da Casa Civil da Presidência da República e ex-governador da Bahia, Rui Costa, e da secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro.
Jerônimo enfatizou que a escola oferecer as modalidades de Ensino Médio e Técnico na mesma estrutura faz parte de um projeto pensado para garantir que a juventude possa ter a sua formação profissional facilitada, além de levar em conta as atividades econômicas já desenvolvidas na região. “A educação profissional é o caminho. Nós avançamos muito em gestões anteriores e conseguimos ampliar os centros de educação profissional territoriais [Ceteps], sempre com foco de orientar os cursos para a vocação do território. Nessa região aqui, a agricultura e a pecuária são muito fortes, logo, os cursos são determinados para essa demanda. Os cursos também podem ser criados para projetos especiais, por exemplo, na área de saúde. Aqui em Aporá ainda queremos criar cursos para o potencial turístico”, pontuou.
Estrutura de excelência
A titular da Educação, Adélia Pinheiro, enfatizou que elevar o nível educacional na Bahia é uma prioridade do Governo do Estado, e que escolas com estrutura com padrão de excelência, aliado ao investimento nos alunos e professores, integram esse grande desafio. “No mês de março, ao todo, entregaremos 12 escolas. Essa é a segunda do mês, mas é a nona que entregamos nesse ano de 2023. Mas temos mais de 350 obras, seja de modernização de escolas já existentes ou de novas escolas, sendo que a maior parte será entregue neste ano de 2023. É o nosso compromisso de trilhar a educação com oportunidade, acessibilidade, garantia de direitos e espaços escolares que acolhem, que dão segurança aos nossos estudantes”, assegurou.
A nova unidade escolar de Aporá ocupa um área no Alto da Lagoa, com 12 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios (de biologia e química; matemática e física; linguagens; e informática), teatro, com 176 lugares; sala multifuncional (para trabalhos de arte e comunicação), sala de dança e lutas, piscina semiolímpica, e campo de futebol society, com pista de atletismo. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), em parceria com a Secretaria de Educação (SEC).
O colégio, além de ser integral para estudantes do Ensino Médio, tem formação técnica em Agropecuária, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A diretora da unidade, Cléa Gouveia, disse que com a nova estrutura será muito fácil trabalhar e cumprir a missão de educar.
“A gente se sente muito feliz e realizado, porque apesar de a escola anterior ter uma estrutura deficitária, isso nunca foi um impedimento para que desenvolvêssemos os nossos projetos, porque sempre nos preocupamos em fazer o melhor para o desenvolvimento do nosso aluno. Um desenvolvimento que deve ser cognitivo, mas deve também ser pensado de forma integral, independente da estrutura física. Porém, hoje, com uma estrutura dessas que estamos recebendo, será muito mais fácil trabalhar e cumprir a nossa missão de educar. Educar para a ciência, educar para a cidadania, sendo este o nosso objetivo”, disse.
Mais uma escola
Em outubro de 2022, o Governo do Estado inaugurou o Colégio Estadual de Tempo Integral de Itamira, distrito de Aporá. Outras escolas com o mesmo padrão estrutural já foram entregues em várias cidades do interior e também na capital do estado. Desde o início deste ano, já receberam colégios de tempo integral os munícipios de Remanso, Tucano, Itabuna, Serrolândia, Jaguaripe, Iraquara, Presidente Dutra e Amélia Rodrigues, além da escola entregue hoje, em Aporá.
A estudante do colégio inaugurado em Itamira, Alana Souza, já colhe os frutos da educação integral, que a auxiliou nos estudos para o vestibular em 2022. A jovem de 18 anos foi aprovada em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Bahia (Ufba); em Direito na Mackenzie, em São Paulo; e em Letras na Universidade de São Paulo (USP).
“É uma grande oportunidade um colégio como esse, porque tem laboratórios, tem laboratório de ciência, de informática, de física, de química. É uma grande oportunidade para jovens do interior, que antes não tinham essa possibilidade. Então estudem bastante, vocês são capazes de chegar onde vocês quiserem”, aconselhou Alana.
Deixe seu comentário