A equipe de robótica BLACK GOLD foi fundada com o intuito de democratizar o acesso à robótica educacional entre os jovens da rede pública de ensino, que por muitas vezes é negado o ingresso desses jovens no mundo da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A equipe BLACK GOLD é uma equipe de garagem que não possui vínculo financeiro ou institucional com nenhuma instituição de ensino, sendo assim uma equipe independente, que atualmente necessita de patrocínio. Sendo formada por 6 integrantes, sendo eles, Nadyne Almeida , Maria Juliana, Luana Rosado, Gabriel Beltrão, João Victor e Heitor Vitena, e dois Técnicos orientadores Igor dos Anjos e Marlon Santos, os 5 integrantes e os técnicos são estudantes do Colégio Estadual Ouro Negro e 1 integrante do Centro Educacional Colibri.
É notável ver a participação feminina na equipe, uma participação de grande importância, na área do desafio do robô por exemplo, onde é uma área majoritariamente ocupada por homens na equipe ela é dirigida por Maria Juliana uma jovem programadora, e na área do Projeto de Inovação Nadyne Almeida e Luana Rosado se mostram dispostas a buscarem cada vez mais soluções inovadoras e fontes de pesquisa.
A equipe irá participar do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL) na etapa regional Bahia, através de uma parceria feita com o SESI Candeias com o apoio da Coordenadora Pedagógica Aline Cruz, onde foi fornecido pela instituição os materiais para a construção do robô. O torneio FLL é um torneio internacional regido aqui no Brasil pelo Serviço Social da Indústria (SESI) onde reúne equipes de robótica de todas as regiões do Brasil para competir na etapa regional de seus estados. O torneio FIRST LEGO League tem como principais pontos de avaliação o Core Values que são os valores desenvolvidos pela equipe durante todo o processo do torneio, Desafio do Robô (MESA) onde o robô construído pela equipe necessita fazer as missões propostas pelo torneio na arena, Designer do Robô onde são avaliadas as normas técnicas do robô construído pelo grupo, e por final o Projeto de Inovação (P.I) que esse ano trouxe as equipes a pensarem como a população pode ser mais ativamente física dentro de suas rotinas diárias através de brincadeiras, exercícios e equipamentos inovadores.
A equipe atualmente se reúne em um espaço chamado “laboratório BLACK GOLD” que foi emprestado pelo pai do técnico Igor dos Anjos para que a equipe pudesse ter um espaço para treinar para o torneio FLL. Mesmo assim, a equipe ainda é bem precária de estrutura e em material, necessitando de patrocínio para ajudar a equipe na compra equipamentos para o desenvolvimento do Projeto de Inovação da equipe, e de materiais e reforma do laboratório. Para tentar acelerar esse processo foi criada uma vakinha digital para arrecadação de fundos para a equipe http://vaka.me/1716480
Deixe seu comentário