O prefeito Adriano Lima fez, na manhã do dia 20.03 (sexta-feira), o decreto nº 14/2020 que determina medidas e procedimentos temporários a serem adotados para prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) no município de Serrinha – Ba.
“Declara situação de emergência no âmbito do município de Serrinha e determina a suspensão temporária dos Alvarás de Localização e Funcionamentos e autorizações emitidos para a realização de atividades com potencial de aglomeração de pessoas para o enfrentamento da situação de Emergência Pública causado pelo agente do coronavirus-COVID-19”.
Além disso, ações emergenciais, como ampliação no atendimento em unidades de Saúde foram anunciadas pelo Executivo.
A princípio, não há suspensão drástica de atividades, mas alguns órgãos vão adotar formas de prevenção mais rigorosas, como por exemplo: atendimentos ao público; para a segurança de todos, evitando o contato direto, que impliquem em aglomeração de pessoas em ambientes fechados, sendo assim, suspensos temporariamente os atendimento diretos e, só funcionarão via telefone e redes sociais.
As medidas adotadas pelo decreto do Executivo consideraram, principalmente, o estado de pandemia definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo o mundo e a possibilidade apresentada pelo Ministério da Saúde que aponta tendência de progressão geométrica da expansão do número de casos do vírus no Brasil.
Com base nas informações do MS, estima-se, também, que, nas próximas semanas, os casos suspeitos devem aumentar no país, considerando a transmissão comunitária autóctone, ou seja, de brasileiro para brasileiro, entre o final do mês de abril e o inicio do mês de maio é quando chega ao pico da doença.
O prefeito Adriano Lima e o seu secretário de Saúde Alexandre Thaim, Tem feitos um esforço muito grande no combate ao coronavírus, participações em programas de rádio, fazendo lives através do instagram para esclarecer e tirar dúvidas a respeito dessa pandemia, além também de uma reunião com os vereadores para as mesmas finalidades e, pedir união entre os poderes municipais no combate a essa pandemia que se alastrou pelo o mundo.
“O momento é de unir as forças de Serrinha em prol de se fazer o melhor para garantir a saúde da nossa população”, finalizou o prefeito.
O município tem feito ampliação dos testes de verificação da covid-19 para melhorar o monitoramento do avanço da doença, além de realizações de desinfecções de ruas centrais da cidade e, até então o presente momento, segue zerado sem nenhum caso confirmado no município, assim como mostra o Boletim oficial da prefeitura, sendo assim, sua última atualização na sexta-feira 27.03.
O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus que causa a doença COVID-19.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus
comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se
infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que
infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43,
HKU1, e agora o mais novo SARS-CoV-2.
Período de incubação do coronavírus
- Período
de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a
infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.
É de suma importância seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, seguindo as orientações da Secretária Municipal de Saúde.
- Tome banho de sol, ficando exposto ao sol no quintal de casa
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.
- Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.
Siga todas essas recomendações e, se necessário, usar mascaras em casos de gripe e lugares fechados como por exemplo: Supermercados, Mercadinhos, Farmácias, Lotéricas, e Caixas Eletrônicos.
Por: Franklin Martins (Tapuio)
Deixe seu comentário