Aconteceu nesta segunda-feira (26) a 1ª Capacitação da Atenção Primária em Saúde em Candeias, região metropolitana de Salvador, sobre a Fibromialgia, com o tema: “Conhecer para Cuidar!”.
A Biblioteca Dalila Baptista recebeu 92 pessoas neste evento, entre eles: médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, autoridades do municipio, membros do Conselho de Saúde de Candeias. O evento foi organizado pela ASFIFAC (Associação de Pessoas com Fibromialgia, Familiares e Amigos de Candeias).
O objetivo da capacitação foi transmitir conhecimentos sobre a fibromialgia para a equipe de saúde da família. Entendendo que é ela a porta de entrada do SUS, centro articulador do acesso as redes de atenção a saúde, é quem faz o acompanhamento continuo de casos apresentados pelas famílias vinculadas. Diante da realidade apresentada das pessoas com fibromialgia com uma das maiores queixas é a falta de apoio da família e o reconhecimento que a dor existe. Essa equipe pode muito contribuir com a qualidade de vida dessas pessoas.
A presidente da ASFIFAC, Elena Souza, expressou que pensar nessa ação foi algo desafiador e necessário. Desafiador devido a situação de saúde, escassez humana para o trabalho. Necessário diante da realidade apresentada pelos membros com relatos de desconhecimento entre profissionais de saúde sobre o tema e em muitos frieza na hora do cuidar. Acrescentou sobre a realidade rotineira dos fibromiálgicos de emergências e em muitos momentos insuficiência em medicamentos. Dor intensa que chegam a fazer uso de morfina e a dor persiste.
Por fim, a ASFIFAC fundada em 19 de maio de 2021 e em abril de 2023 realizou o registro de associação. Hoje tem mais de 70 pessoas com diagnósticos fechados e uns 30 ou mais em investigação. Vem trabalhando no município sobre a fibromialgia e esse assunto não é mais desconhecido. As pessoas com fibromialgia não são mais invisíveis.
A participação da equipe da Clínica da Dor de Lauro De Freitas, Dr Antônio Argolo Sampaio Filho e sua equipe: psicóloga clínica Ana Lúcia Larangeira e a psicóloga clínica e hospitalar Laila Sheila Farias.
Eriton Ramos, secretário de Serviços Público e Gestão, Marcelo Cerqueira, secretário de Saúde, sub-secretária, Talita Ramalho e a vereadora, Ró Salomão, estiveram presentes. Ró dar total apoio a associação.
Via: Cidade em Foco News
Deixe seu comentário