A abertura foi feita pela Coordenadora do Curso de Pedagogia, a Prof. Marolina Viturina da Silva, que contou com a presença da Vice-Prefeita, Marivalda Silva, o Secretário da Educação, Cassio Vinicius Bordoni, o Prof. Gualberto, a vereadora Amiga Ju, Assessores de Vereadores, ex alunos, Professores da instituição de ensino, gestores de escola pública, Advogados da Instituição Dr.• Leonardo Paz e Dr•. Cristiane Paz de Freitas, empresarios, a exemplo de Sidney Cabeleireiro, imprensa, representada pelo Diretor de Comunicação da FAC, Junior Robocop, o grande Repórter, Sérgio Maurício, ASCON, fotógrafo da Seduc, Diego Santos, e a sociedade em geral.
A Vice-Prefeita Marivalda Silva, fez uso da palavra enaltecendo a mulher guerreira que é Conceição Sobral e a importância de uma faculdade no município de Candeias. Como ex-aluna da Instituição de Ensino e como militante do DA de Administração fez uma trajetória da sua vida acadêmica, onde atuava fazendo várias reivindicações de melhorias para os alunos da instituição, sem perder de vista o foco do seu curso: “A FAC foi a régua e o compasso que abriu novos horizontes em minha vida”, afirmou a Vice Prefeita Marivalda Silva, que logo após concluir o curso de Administração fez também o Curso de Direito, em outra Instituição de Ensino.
O Secretário da Educação, Cassio Vinicius, foi aplaudido pelos participantes quando falou da importância da educação e da Faculdade no município de Candeias ressaltando que “acredita na educação, que a educação transforma a vida das pessoas”.
Muito emocionada, a mantenedora da Instituição FAC, Maria da Conceição Sobral, fez um relato das dificuldades que passou por conta do descredenciamento indevido da Instituição, informando ainda que foi até a última instância, assessorada pelos seus advogados, onde logrou êxito, tendo ganhado a causa em uma instância superior. “Eu tenho amigos, professores a exemplo da Prof. Tania, Prof. Fernando Amaral, a Secretaria Luana, a funcionária de apoio e a Coordenadora Pedagógica Marolina, que nunca me abandonaram”, afirmou a mantenedora Maria da Conceição Sobral.
O escritor e Prof. João Gualberto também falou da importância da Instituição FAC para Candeias e para os municípios vizinhos. O evento contou ainda com apresentação do Grupo de Dança Zumba, coordenado pela Prof. de Educação Física Patricia do Nascimento da Silva dos Santos.
O ponto alto do evento foi a Palestra proferida pelo Professor Historiador Jotta Fonseca com o tema: “Educação e Pertencimento. A Contribuição da Herança Ancestral para a Formação Profissional”. Jotta Fonseca é Professor Graduado em Direito e em Letras, Pós-Graduado em Gestão Pública, Controlador Geral da Câmara de São Francisco do Conde e
Presidente da Academia de Letras, tendo ainda o título de Doutor Honoris Causa da UNILAB.
Fez uma palestra brilhante, valorizando a educação e a importância do pertencimento das nossas raízes, da herança cultural e as contribuições na formação profissional do cidadão. Encantou a plateia quando recitou poemas com uma oralidade invejável e autêntica.
A segunda palestrante foi a Pedagoga e especialista em educação, a ex-aluna Noemi da Conceição dos Santos, que destacou o Papel da mulher Negra, pedagoga e empoderada no mercado de trabalho.
O evento prosseguiu com depoimentos emocionantes como da Prof. Maria das Graças, que falou da importância da FAC em sua vida e na vida da sua família: “Hoje a palavra é ‘gratidão’ afirmou. A advogada Rosemeire, ex- procuradora da Secretaria da Educação do Município, também enalteceu o papel da FAC na sua formação enquanto pedagoga que abriu novos horizontes e permitiu que ela sonhasse com um mestrado e doutorado, inspirada na profissional que segue como exemplo a Prof. Marolina Viturina da Silva. O advogado Dr. Leonardo explicou a todos sobre o processo de descredenciamento indevido da FAC, e afirmou ainda que chega ser cruel o que a instituição passou durante este período, e que não foi fácil ganhar está causa em uma instância superior já que alegação do não pagamento da taxa foi julgada improcedente, afirmou o advogado da Instituição Doutor Leonardo Paz.
O evento foi encerrado pela Coordenadora da FAC, a Prof
Marolina Viturina da Silva, que convidou a todos para o coffee Break, após ouvir lindamente a jovem Maely Conceição dos Santos com uma boa música Gospel, a qual encantou a todos com sua belíssima voz. Por fim, a mantenedora, Conceição Sobral, agradeceu à equipe da imprensa, ao Diretor de Comunicação, Junior Robocop e Vanda Cruz, que cedeu o belíssimo e aconchegante espaço para a realização do evento, destacando ainda que os cursos virão para fomentar a educação do município.
A coordenadora Marolina Viturina, ela que é Pedagoga, Psicopedagoga, Bachelerada em Direito, Mestre e Doutoranda em Educação, terminou destacando que o processo seletivo está a todo vapor, com abertura para os Cursos de Administracao, Enfermagem, Pedagogia e Tecnólogo Sistema da Informação, além dos novos cursos em andamento.
Deixe seu comentário