Uma grande articulação está ocorrendo dando a possibilidade da primeira suplente do PP, Soraia Cabral, que é a esposa do prefeito de Candeias, Dr Pitágoras Ibiapina, assumir seu primeiro mandato parlamentar estadual.
Em conversa com a assessoria do deputado Nilton Bastos, não afirmou e não negou a possibilidade, vale ressaltar que o jovem deputado é um forte nome no futuro para assumir o executivo da capital baiana ou se tornar o vice de Bruno Reis na próxima composição de 2024 , sendo assim está semana que entra vai ocorrer importantes articulações e podendo ter a primeira dama de Candeias como a representante estadual de dezenas de municípios baiano, inclusive os do círculos de Candeias e os municípios que são do suporte de Niltinho.
O PP reelegeu quatro deputados estaduais. Além de Niltinho, continuam na Assembleia em fevereiro Nelson Leal, Eduardo Salles e Antonio Henrique Júnior. Foram eleitos para o primeiro mandato Hassan de Zé Cocá e Felipe Duarte. Um dos entraves para as negociações com o prefeito da capital é que a maioria da bancada pepista ainda deseja integrar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), apesar do discurso recente de que pode integrar a oposição.
Bruno Reis, que ainda tenta convencer o deputado federal Cacá Leão (PP) a ser secretário de Governo, deve anunciar na próxima semana as mudanças no primeiro escalão da prefeitura. Como antecipou este Política Livre, o atual secretário de Gestão, Thiago Dantas, deverá ser relocado para comandar a pasta da Educação. Já o titular da Educação, o tucano Marcelo Moreira, ficará sem cargo na prefeitura. Mas o PSDB indicará o substituto de Dantas na Gestão, que provavelmente será um quadro técnico da pasta ainda comandada por Moreira.
Antes dessa movimentação, havia a especulação de que o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) seria secretário da Educação para permitir que o primeiro suplente do partido na Assembleia na nova legislatura, Paulo Câmara (PSDB), garantisse a continuidade do mandato. Aparentemente, essa possibilidade foi deixada de lado e, segundo apurou o site, a prioridade de Bruno Reis seria assegurar as cadeiras de Soraia Cabral e do primeiro suplente do União Brasil, Luciano Ribeiro, compromissos que o prefeito e ACM Neto teriam assumido com os dois aliados.
Para viabilizar o mandato de Luciano Ribeiro, especula-se nos corredores do Palácio Tomé de Souza que a deputada estadual reeleita Kátia Oliveira (União), primeira-dama de Simões Filho, aceitaria ser secretária de Políticas para as Mulheres. Entretanto, o prefeito do município da Região Metropolitana, Dinha Tolentino (União), ainda tem receio da possível repercussão negativa junto à população local.
Considerando um político sério e de palavra, Bruno Reis, o prefeito de Salvador, é tido como político de honrar com suas palavras e tudo leva a crer que ele tem interesse de ver o sol brilhando nos municípios do estado com o mandato de Soraia Cabral.
Com detalhes do Site Bahia Política
Deixe seu comentário