Muitas expectativas rondaram a posse do novo secretário de Governo da Prefeitura de Alagoinhas, João Rabelo, que aconteceu na noite desta segunda-feira, 16 de janeiro, no Hotel Absolar. Com a presença da imprensa, de líderes políticos de várias regiões do estado, além de prefeitos, vereadores e secretários municipais, a cerimônia que empossou o novo titular da SEGOV inaugura um novo momento da Gestão Joaquim Neto e demonstra a força política da coletividade.
Com vasta experiência na vida pública , o político de carreira João Carlos Costa Rabelo já foi secretário de Saúde, de Relações Institucionais e de Governo – em outras gestões – além de ter sido vereador e presidente da Casa Legislativa de Alagoinhas. Agora, o chefe de gabinete Raimundo Queiroz, que comandou interinamente a SEGOV por quase um ano, passa o bastão para Rabelo, que promete fortalecer os vínculos com a sociedade, atrair investimentos, construir novas alianças e aumentar a visibilidade do Gabinete do prefeito.
“Nossa missão é aprimorar, cada vez mais, as relações com a sociedade civil, com as entidades da cidade, as associações de bairros, as associações rurais e comunitárias, as forças empresariais, a ACIA, SINCOMERCIO e CDL, visando o desenvolvimento econômico e a geração de emprego na cidade”, declarou o novo secretário de Governo, que também enfatizou a importância do estreitamento dos laços com a Câmara de Vereadores do município.
“É um cargo que preconiza as relações do Poder Executivo com a sociedade organizada de Alagoinhas”, disse João Rabelo, frisando que está à disposição para “atender as incumbências do Prefeito Municipal”.
Formado em Farmácia, com especialidade em Análise Clínicas e Bioquímica, o novo secretário de Governo já foi chefe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), chefe de Gabinete na cidade de Entre Rios e também candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa. Além disso, é notória a sua participação como coordenador da campanha que elegeu a deputada estadual Ludmilla Fiscina em uma votação histórica
Cerimônia de posse
Com um caráter político-administrativo, a cerimônia de posse do novo secretário, que dará andamento às tarefas relacionadas à SEGOV nos próximo dois anos, foi marcada pela emoção e o reconhecimento da figura pública de João Rabelo. Em sua homenagem, o solista de flauta transversal Diego (deficiente visual) apresentou uma versão melódica da Canção da América, uma ode à amizade, acompanhado do violonista Ricardo. A apresentação deu o tom da noite, uma celebração de boas-vindas que contou com a presença da sociedade civil, além de uma grande representatividade política.
A mesa solene foi composta pelo prefeito Joaquim Neto, a deputada estadual Ludmilla Fiscina, o deputado federal João Carlos Bacelar, o presidente da Câmara de Vereadores de Alagoinhas José Cleto, o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres, o Chefe de Gabinete Raimundo Queiroz, o prefeito de Aramari Fidel Carlos Dantas, o prefeito de Brejões Sandro Rodrigues, o ex-prefeito de Catu Geranilson Requião e o 4° Bispo de Alagoinhas, Mons. Francisco de Oliveira Vidal.
O presidente da Casa Legislativa observou que o número de pessoas no recinto – o auditório do Absolar ficou pequeno para tanta gente – denota o quão querido é o novo secretário. “Pessoa de fino trato, carismático. Seu governo só tem a ganhar com a chegada de João para assumir a SEGOV, essa Secretaria que movimenta a engrenagem da gestão”. O vice-prefeito Roberto Torres reforçou o recado e disse que “Joaquim escolheu o nome ideal para a SEGOV. Homem preparado, com experiência e visão pública. Tem tudo pra fazer um grande trabalho à frente do Governo”.
A secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama narrou a relação antiga com João Rabelo, independente de co-partidarismo, e acentuou o valor da sua incorporação ao Governo Joaquim Neto. “Em nome de todos os secretários da gestão, dou as boas-vindas a João. Estamos todos torcendo pela sua participação positiva. João é valioso não só para a gestão, mas para todo o município”. Além de Iraci, Queiroz e Torres, estavam presentes à cerimônia os secretários Gustavo Carmo (Educação), Maria das Graças (Infraestrutura), Roseane Santos (Fazenda) e Márcio Gomes (Comunicação).
A deputada Ludmilla Fiscina, que contou com a expertisse e entrega de Rabelo em sua campanha vitoriosa, fez uma fala apaixonada, permeada de gratidão e muita emoção. “Alagoinhas ganha um homem de bem que vai trabalhar mais e mais por nossa cidade”. Lembrando as noites sem dormir e as horas passadas na estrada com o seu coordenador de campanha, disse que está “com as turbinas ligadas” e que é preciso, mais do que nunca, fortalecer a nossa região. “Precisamos estar unidos e irmos, todos juntos, em busca de melhorias para o nosso povo”, declarou a deputada, encerrando com os dizeres de Augusto Cury, “sem sonhos a vida não tem brilho. Sem metas os sonhos não tem alicerces “.
O deputado federal João Carlos Bacelar disse que Ludmilla é a grande voz do Agreste e do Litoral Norte na Assembleia, e que poucas vezes na vida viu um slogan casar tão bem como o de Alagoinhas: Cidade em movimento. “Pelo volume de obras, administração competente e pelo papel de grande vetor e potência na região”. Bacelar também ressaltou que o município tem políticos esclarecidos, grandes lideranças em todas as áreas e que, agora, “vai abraçar na SEGOV uma figura humana extraordinária. Joaquim sabe escolher bem, é um grande administrador!. Além da competência, João Rabelo trará sorte para a cidade”.
Nomeado pelo Papa Francisco, o 4° Bispo de Alagoinhas, Dom Vidal, ressaltou o acolhimento generoso que recebeu na cidade e se disse honrado em poder encontrar as lideranças políticas dos diversos municípios que compõem a Diocese de Alagoinhas durante a posse do novo secretário de Governo. “A promoção da vida passa pelo caminho da política comprometida em levar dignidade para todas as pessoas”.
Durante a transmissão de pasta, João Rabelo falou sobre a honra em substituir Queiroz, pela sua fidelidade e competência, e disse que estará com as mangas arregaçadas para dar o melhor de si nos próximos dois anos de gestão. “Quero agradecer a confiança do prefeito por me convidar para um cargo de extrema astúcia e relevância nessa cidade poderosa que é Alagoinhas”. João também fez questão de evocar a competência política de Joaquim, “se tem alguém que é campeão na Bahia, fidalgo, educado, que delega, mas não cobra porque sabe da confiança que ele tem em seus secretários, é Joaquim. Prefeito por 5 vezes, que hoje mostra o seu legado, colocando nessa cidade um verdadeiro canteiro de obras e mostrando para seus adversários como se faz política”.
“João é um velho conhecido, com muita experiência no cargo e tem tudo para dar continuidade ao trabalho que tem sido feito, sob a orientação do nosso chefe do Executivo”, sintetizou o chefe de Gabinete Raimundo Queiroz.
O prefeito Joaquim Neto, último a falar durante a cerimônia de posse, expressou sua gratidão pela lealdade de Queiróz e disse que o chefe de Gabinete terá um aliado para servir à população e estreitar as relações com a sociedade. “Tenho certeza que João Rabelo fará um trabalho brilhante no nosso município. Temos muita vontade de crescer cada vez mais e estamos unindo forças para isso. O mais importante é a força da coletividade”, resumiu.
Deixe seu comentário