Na tarde desta sexta-feira, 13, foi de festa para os moradores do bairro da Santa Clara, com a entrega de uma praça e a revitalização de uma das fontes mais antigas da cidade, a fonte de seu Clarindo. Antes mesmo do descerramento da placa inaugural, moradores falaram da alegria de ter um novo espaço de lazer e agradeceram ao prefeito por ter olhando pela localidade.
“Agora sim temos um lugar digno para sentar, conversar, praticar esportes e por isso estamos aqui para comemorar e agradecer pela obra. Aqui foi o pontapé inicial para saber que ainda existe esperança”, disse emocionada a moradora Cássia. Quem compartilhou do mesmo sentimento foi dona Lurdes, que há mais de 30 anos reside na localidade. ”Com tantos anos que moro aqui eu nunca vi esse bairro ser arrumado, então obrigado e obrigado”, resumiu.
Representando a Câmara de Vereadores do município, o vereador Diego Maia, também falou no evento. “Ficamos felizes com os moradores da Santa Clara por serem reconhecidos com um local digno, essa obra foi conversada com a comunidade, eles falaram o que queriam para essa área e assim foi feito. Tenho certeza que coisas maiores ainda virão para esta localidade”, disse.
Em seu discurso, o prefeito Dr. Pitágoras lembrou dos momentos difíceis do bairro, em determinadores lugares apenas passava uma pessoa por vez ou no máximo uma moto. “Na época de vereador eu vim várias vezes aqui e vi muito abandono, os moradores totalmente desamparados, por falta de gestão pública, na realidade a palavra é: esquecidos. Mas hoje é dia de alegria e também celebrar. Viva o povo de Candeias, viva o povo da Santa Clara!”.
Após descerramento da placa, o prefeito e toda comunidade passeou pelo bairro, conversou com os moradores, recebeu os agradecimentos, pousou para fotos e convidou a todos para continuar as comemorações, agora com música.
De fato foi uma grande festa, pois, pela primeira vez uma festa foi realizada na comunidade da Santa Clara e com atrações de peso. Se apresentaram no dia festivo a prata da casa “Um Só Pagodin” e a sensação do momento, “A Dama do Pagode”, que trouxe no repertório os principais hits que estão batendo nos paradores de toda Bahia.
Além dos citados, participaram do evento a primeira dama e chefe de Gabinete, Soraia Cabral; a vice-prefeita Marivalda Silva; vereadores, secretários e comunidade em geral.
Nova Praça x Nova Fonte
O que seria uma simples revitalização de uma fonte se transformou em algo bem maior. A comunidade foi ouvida e a gestão conseguiu concretizar o anseio dos moradores e entregou um equipamento com muro de contenção, parque infantil, academia ao ar livre, quadra esportiva, fonte com chuveiro, pintura, pavimentação em piso intertravado e iluminação em led, entre outros serviços.
Ao longo desta gestão o bairro da Santa Clara foi contemplado com diversas obras: pavimentação em toda sua extensão, contenção na Rua São Paulo e nova rede de esgoto.
Quem foi seu Clarindo?
De acordo com o professor e historiador Jair Cardoso, Clarindo Gualberto dos Santos foi o dono da Fazenda Santa Clara. No local havia a fonte de água potável onde o dono permitia que aguadeiros (homem que vende ou fornece água para consumo doméstico) e pessoas da região utilizassem da água, considerada por todos de ótima qualidade.
O equipamento foi perpetuado como a fonte de seu Clarindo até os dias atuais. Clarindo morreu em 1956 dois anos antes da emancipação política de Candeias, seu genro Otávio Matos Miranda foi um dos emancipadores do município.
Deixe seu comentário