O abolicionista, monarquista e brilhante engenheiro André Rebouças nasceu em 13 de janeiro de 1838, na cidade de Cachoeira, na Bahia.
Rebouças é uma das figuras mais importantes do Brasil do século 19 e integra orgulhosamente o rol de Personalidades Notáveis Negras da Fundação Cultural Palmares.
Ele se formou em 1859 em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Militar da Praia Vermelha, conquistando o grau de engenheiro militar em 1860.
Em 1861 foi para Europa, onde fez especialização em engenharia civil. Em 1866 retornou ao Rio de Janeiro, onde passou a desenvolver projetos com seu irmão Antônio, para companhias privadas que investiam na modernização do Brasil.
André ganhou fama no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, ao solucionar o problema de abastecimento de água, trazendo-a de mananciais distantes da cidade. Em 1871, em parceria com seu irmão Antônio, apresentou ao imperador D. Pedro II o projeto da estrada de ferro ligando a cidade de Curitiba ao litoral do Paraná. Quando da execução do projeto, o trajeto foi alterado para o porto de Paranaguá. Até hoje, essa obra ferroviária se destaca pela ousadia de sua concepção.
André Rebouças foi uma das vozes mais importantes em prol do abolicionismo no Brasil, ao lado de outros grandes nomes, tais como Machado de Assis, Cruz e Sousa, e José do Patrocínio.
Ele ajudou a criar a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, e também participou da Confederação Abolicionista, além de ter redigido os estatutos da Associação Central Emancipadora.
Deixe seu comentário