Em entrevista exclusiva ao Bahia Notícia, a vereadora Rose contou um pouco sobre a história do seu saudoso pai João Grilo.
Bahia Notícia: Rose, gostaria que você nos falasse da importância do seu saudoso pai João Grilo para Serrinha.
Vereadora Rose: Muito obrigada pela oportunidade de estar contando um pouco da história do meu pai, que é contar minha própria história, porque eu o acompanhei em todo início de sua trajetória política de quando ele teve o desejo de ser vereador e o povo serrinhense o abraçou, a história dele é muito bonita, história de superação, um homem que veio do Bairro da Rodagem, nasceu na Zona Rural, perdeu seus pais ainda jovem, na sua história ele tinha tudo para seguir um caminho ruim, mas ele teve perseverança, força, foco na vida e chegou onde chegou, deixando um grande legado, o legado da simplicidade, de olhar o bem do próximo, sempre fazer o bem sem olhar a quem, independente de votar nele ou não, a maior história do meu pai foi quando ele desejou deixar em Serrinha uma Câmara Municipal, que Serrinha depois de mais de 100 anos, João Grilo foi Presidente da Câmara quando na época muitos o consideravam analfabeto e mesmo assim ele não se intimidou com a falácia de dizer que ele não tinha conhecimento acadêmico e ele conseguiu deixar para o cidadão serrinhense a Câmara Municipal, que antes era aluguel e hoje é uma sede própria.
Bahia Notícia: A história do seu pai se confunde muito com a do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que foi taxado como analfabeto e foi o único presidente que fez a história no Brasil de ser o político de todos e do povo.
Vereadora Rose: A sua colocação é muito pertinente, porque eu não vejo meu pai como analfabeto, sempre vi meu pai como um homem super inteligente, conhecedor da vida, deixando um legado, administrando muito bem a Câmara, e quando você fala na questão que as pessoas falam mesmo de analfabeto, é que as pessoas valorizam muito um diploma acadêmico sem olhar o conhecimento de causa, sem olhar o conhecimento de vida que essa pessoa tem, então é isso que eu vejo tanto em meu pai como no Presidente Lula, que é um homem inteligentíssimo por ter conhecimento de causa, de vida e foi um homem que veio do sofrimento assim como meu pai, com uma história de luta, de garra, então quando você tem essa história você sente na pele o sofrimento de um povo e quando você chega naquele espaço você quer mudar e fazer o diferente, então é isso que vejo na história desses dois homens, para mim é uma honra muito grande essa comparação da história do meu pai com a de Lula.
Bahia Notícia: Como filha de peixe, peixinha é, você vem dando continuidade a história do seu pai na Câmara de Serrinha, fale pra gente dessa continuidade.
Vereadora Rose: Verdade, a história do meu pai é bonita, forte, de um homem guerreiro e ele me deixou o legado do respeito, independente do partido que eu esteja, da posição que eu esteja, tenho que respeitar os pares e respeitar é saber reivindicar e saber cobrar sem ofender o outro, seja no campo político ou pessoal, sempre ter esse respeito. No sepultamento do meu pai Serrinha demonstrou todo o afeto e carinho por tudo que ele fez por esse povo serrinhense e eles retribuíram não só com voto, mas no acompanhamento do sepultamento e eu percebi que meu pai foi tão querido que ele conseguiu unir todos os grupos políticos em Serrinha e para mim é muito emocionante, então isso é um legado fortíssimo, que é o legado do respeito ao próximo.

10 mil pessoas acompanharam o funeral:
Em clima de muita emoção e lamento João Pinheiro Lima, popular “João Grilo” (PR), foi sepultado, no Cemitério Paroquial de Serrinha.
A estimativa da polícia é que mais de 10 mil pessoas tenham acompanhado o cortejo fúnebre que percorreu as ruas e avenidas Ponciano Oliveira, Manoel Novais, Antonio Rodrigues Nogueira, Praça Luiz Nogueira, Antonio Carlos Magalhães e Joaquim Hortélio, até chegar ao Cemitério Paroquial.
O corpo, que foi velado na sede da Câmara de Vereadores da cidade, foi levado até a Catedral Senhora Santana, onde aconteceu uma missa de corpo presente e depois seguiu para ser sepultado. Por todo o percurso recebeu aplausos da população.
Presença de autoridades: Diversas autoridades, familiares, amigos e populares se emocionaram durante o cortejo e na chegada ao cemitério. A Filarmônica 30 de Junho entoava cânticos religiosos que foram acompanhados pelo público em todo o percurso. Para o radialista Jorge Luiz da Silva “a morte de João Pinheiro é uma perda muito grande, pois ele servia, principalmente, às pessoas mais humildes. Era um verdadeiro guerreiro, um ser humano que deixou seu nome na história de Serrinha”.
Muitas personalidades se fizeram presentes ao sepultamento do vereador João Grilo, a exemplo do Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Ruy Costa, que representou o governador Jaques Wagner, o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, e o de Barrocas, Almir Lopes, deputados, secretários municipais e vereadores da região do sisal.
Os vereadores de Serrinha, Jorge Gonçalves (1º secretário), Aloísia Carneiro (líder da bancada de oposição), Rege do Ferro Velho, Ernesto Ferreira, Flávio Ferreira Filho, Fernando Sena, Laílson Cunha e Sandro Magalhães (líder do governo), estiveram conduzindo o caixão. Além deles, vários secretários do município também se fizeram presentes.
Entrevista: Junior Robocop
Edição: Philippe Peltier
Discussion about this post