Na terça-feira (05/02), o prefeito de São Sebastião do Passé, Dr. Breno Konrad, participou da sessão que abriu os trabalhos da Câmara de Vereadores do município em 2019 fazendo a leitura da mensagem do Executivo. Dr. Breno citou as grandes ações realizadas pela gestão nos dois primeiros anos à frente da Prefeitura e as estratégias adotadas pelo município para enfrentar a crise econômica instalada em todo o Brasil.
Em seu discurso, Dr. Breno reforçou a união entre os poderes Executivo e Legislativo em prol do desenvolvimento da cidade. “Sabemos que os desafios são grandes, mas, temos a garra, empenho, necessidade e o dever de buscar o máximo possível, para a construção de uma sociedade mais justa com a qual sonhamos. Todo o esforço que estamos empenhando dependerá de superação e a certeza de não se estar só nesta caminhada que irá melhorar cada vez mais a vida de nosso povo”, concluiu.
PARTE DO DISCURSO DE ABERTURA DOS TRABALHOS NA CÂMARA:
Boa tarde a todos! É uma honra poder retornar a essa casa na tarde de hoje para discursar na abertura dos trabalhos do legislativo do ano de 2019. Quero iniciar minha fala de hoje, saudando aos vereadores Robério de Jacuípe, Andrade, Braguinha, Capitão Anderson, Jorge Alexandre, Marcos Alcino, Moisés Ceuta, Pedrinho, Banha de Quequinha e a mesa diretora, nas pessoas do Presidente, Zé Carlos Teixeira, do vice-presidente Jai da Jangada, do primeiro secretário, Sérgio Sacramento e do 2º secretário, Guila de Lamarão.
Meus amigos e amigas de São Sebastião do Passé e nobres edis: Nosso país viveu momentos conturbados. Momentos gerados por conta de uma crise política instalada em meados de 2014 e que foi ganhando corpo e força ano a ano. O que era apenas uma crise política cresceu e gerou uma forte crise econômica, talvez a pior que o país já viveu desde o início da democracia, quando passamos a ter direito ao voto. Eu espero sinceramente que mesmo não tendo sido apoiador do atual governo federal, que as coisas caminhem bem. Espero que com a união de todos os poderes, desde a esfera federal, passando pela estadual e chegando a municipal, possamos começar a sair desse cenário, pois os mais afetados com a crise, foram as pessoas ditas “comuns”. Seu Zé, dona Maria, seu Arnaldo… Pessoas que dependem diretamente daquele emprego de um salário mínimo, que dependem da venda de seus produtos em sua lojinha, enfim, pessoas que dependem que a roda da economia gire.
Além da dificuldade para o povo, o ano de 2018 foi um ano muito difícil para todas as prefeituras. Arrecadações oscilantes levaram a readequação de serviços e folha de pagamento a todo momento. Prova disso é que mais uma vez quase todas as prefeituras precisaram realizar redução de custos e quadro de pessoal. Além disso, muitas cidades, sendo algumas delas vizinhas nossas, continuam atrasando salários de servidores. Aqui em São Sebastião do Passé também foi necessário readequar custos e servidores para o bom funcionamento da máquina pública e para que os serviços essenciais e as realizações para melhorar a vida dos sebastianenses continuassem. Soma-se a tudo isso citado em nosso município, um débito milionário junto ao INSS, deixado de herança das gestões anteriores. Mas, mesmo diante de toda essa instabilidade no país, estamos com salários e obrigações em dia. Essa crise citada logicamente gera um enorme desgaste para todos os
políticos, sem exceção, algo que só conseguiremos mudar com muito trabalho, honestidade e perseverança.
Discussion about this post