A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Gonçalo dos Campos (SEMDES), em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), realizou na manhã deste sábado, 18, a blitz educativa “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, referente ao dia 18 de Maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.
A ação contou com a participação do Centro de Referência Especializado de Assitencia Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e a Secretaria municipal de saúde.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Márcia Menezes, os casos de abuso e exploração contra crianças e adolescentes ainda são subnotificados. “Este ano, em São Gonçalo dos Campos, foram registrados 3 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, em 2018 foram registrados 5 casos. No entanto, e infelizmente, estes dados não retratam a realidade, pois na maioria das vezes a violência acontece no ambiente familiar e não são denunciados”, afirmou.

Na opinião de Alex Borges, coordenador do CREAS, é preciso atenção aos sinais, porque muitas crianças se calam por medo, vergonha e até sentimento de culpa. “Apesar da prática ser velada, a exploração sexual infantil apresenta sinais de que algo não está bem com a criança. Muitas vezes ficam prostradas, aparecem com manchas ou dores em regiões do corpo, dificuldades de sentar ou andar, choro fácil, medo, apresentam comportamento mais retraído e inquieto, alterações no sono, dificuldades na aprendizagem, raiva, enurese, e outros sinais. Fique atento, e quando desconfiar que essa violência está acontecendo, denuncie através do Disque 100 ou procure o conselho tutelar”, concluiu.

Durante toda a manhã foram realizadas palestras e panfletagem sobre abuso e exploracao sexual e também sobre o Maio Amarelo, campanha da internacional que visa alertar e prevenir acidentes de trânsito.
Sobre o Maio Amarelo
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Sobre o 18 de maio
A data faz alusão ao dia 18 de maio de 1973, onde uma menina (Araceli Sanchez, 08 anos) foi sequestrada, dopada, estuprada, morta e desfigurada com ácido, e seus agressores (rapazes da classe média do Espírito Santo) nunca foram punidos. Em 2000 a lei 9.970 instituiu que o dia 18 de maio seria o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Fotos: Edilson Cerqueira
Discussion about this post