O 16º Batalhão de Polícia Militar finaliza o ano de 2018 com resultados positivos. Em todas as cidades sob responsabilidade da OPM houve ações preventivas e operações repressivas com o objetivo de combater a criminalidade, através da soma de esforços que resultaram na manutenção da ordem pública e na redução dos índices criminais.
Bahia Notícia com exclusividade entrevistou o tenente-coronel Gilson Paixão, confira:
Bahia Notícia: Obrigado pela entrevista! Como ficou a Segurança Pública em 2018 na Região Sisaleira e em especial Serrinha?
Tenente Coronel Gilson Paixão: Bom dia a todos! Para a gente foi um ano trabalhoso onde o 16º batalhão conseguiu atingir suas metas, essas metas são planejadas no ano anterior, a exemplo de 2017 que nós já tínhamos planejado essas metas, que era redução dos crimes violentos e letais intencionais, a meta do Estado é 6% e nós conseguimos 15% na nossa região, apesar do primeiro semestre ter sido muito violento, mas nós conseguimos conter e ganhar o maior prêmio do Estado, todos os nossos servidores, então para mim foi um motivo de muito orgulho, tivemos também na questão de projetos sociais a aplicação do PROERD, Juventude Cidadã, Caminhada Para a Cidadania, Saber Digital (onde trazemos pessoas carentes para dentro do quartel e ensinamos informática básica), e temos muitas novidades em 2019, temos já pronto 3 cidades que assinaram o convênio por sistema militar compartilhado das Escolas Modelo, temos a implantação da ronda escolar para atender o cidadão serrinhense e conseguimos a aquisição de um carro, veículo usado, que será suporte para atingir todos esses projetos, só se reduz criminalidade com aplicação de projetos, não tem outro caminho, quando a gente coloca uma escola com sistema militar estamos tirando crianças das ruas, armas e drogas, nós já orientamos quase 2 mil alunos com PROERD, então foi um ano de êxito nos 14 municípios sob minha responsabilidade.
Bahia Notícia: Empresários e comerciantes podem doar materiais como Carro, Gasolina, etc para a PM?
Tenente Coronel Gilson Paixão: Com certeza, você tocou num ponto muito crucial, que é a compartilhização desses deveres, a Constituição Federal fala que a segurança é uma responsabilidade do Estado e um dever de todos, então todos nós temos parcela de contribuição na segurança pública, então a comunidade pode fazer doações, o Estado tem as PPP’s onde as empresas fornecem materiais para que melhore a segurança pública. Então estamos abertos a essas parcerias, são coisas legais que estão dentro do sistema de legislação e quem quiser fazer doação pode fazer, conseguimos um veículo doado pelo comando geral para atender a Ronda Escolar, PROERD, até a Maria da Penha o núcleo queremos implantar esse ano, pois as agressões a mulher na nossa região é muito intenso, são 14 municípios, então eles precisam de uma atenção maior, Araci com 1.500 km2, Santa Luz com 1.600 km2, então a Bahia como um Estado gigantesco precisa dessas ações das pessoas e empresários. É possível que consigamos a implantação do novo quartel de Santa Luz, parceria da CBPM, Secretaria de Segurança Pública e PM, ganhamos um prédio novo, tentamos ai para fechar um convênio com o TJ para Santa Bárbara, a casa da Juíza e também Valente, são dois imóveis do Judiciário que estão sendo disponibilizados para a PM, isso melhora as instalações e a qualidade da prestação de serviços.
Bahia Notícia: O que você diria dos benefícios que tem recebido do Comando Geral da PMBA?
Tenente Coronel Gilson Paixão: Nós recebemos por solicitação nossa um núcleo de formação de soldados, vamos formar provavelmente em Fevereiro 30 policiais militares, recebemos recentemente cerca de mais 4 viaturas, uma para Araci, uma para Santa Luz, uma para Serrinha e uma para São Domingos, recebemos motos novas, recebemos recursos de materiais permanentes para equipar, temos todo apoio do Comandante Geral e do Sub-Comandante Geral e isso é bom, tenho certeza que ele vai continuar nos apoiando e essa formatura de policiais militares que está previsto para fevereiro muitos policiais desses que formarão irão ficar aqui, pois temos hoje um déficit de 100 policiais no Batalhão, se aposentaram muitos e esse quadro foi completado de maneira muito lenta.
Bahia Notícia: O que o senhor diria ao povo da Cidade Nova que sofrem com assaltos?
Tenente Coronel Gilson Paixão: Nesse instante eu tinha recebido o pessoal do Conselho Comunitário, antes da sua chegada, e a parceria com a PM é muito forte e saudável, essa parceria tem trazido bons resultados, a Cidade Nova ela tem passado por questões de roubos, furtos e alguns homicídios em virtude da escassez de viaturas, a 1a companhia que pega praticamente a metade da cidade só tem 1 viatura, pois não tenho condições de colocar outra viatura já que não tenho efetivo, então o que nós fechamos hoje é que vamos fazer operações a partir de hoje, conscientizar os PMs, sempre treino essa visão neles para eles poderem ver que uma hora ele é PM e na outra ele é cidadão, pai de família.
Durante todo o ano de 2018, foram planejadas diversas operações, Ordens de Policiamento Ostensivo – OPO, além da intensificação do policiamento, principalmente nos locais de maior área de risco e em pontos vulneráveis como comércios, áreas bancárias e onde há maior incidência de mancha criminal.
No segundo semestre de 2017, foram registrados 56 homicídios, enquanto que no mesmo período do ano de 2018 registraram 49, em todos os 14 municípios do orgânico da Unidade. Já o comparativo de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI da Área Integrada de Segurança Pública – AISP 54, houve uma redução de 15,2%, ficando na segunda colocação de maior redução juntamente com a AISP 36 de Feira de Santana.
No ano de 2018 foram abordadas 221.649 pessoas, 78.368 veículos, 100 armas de fogo apreendidas, 383 prisões em flagrante delito, 325 Termos Circunstanciado de Ocorrência – TCO, 22 simulacros de armas de fogo apreendidas, 124 veículos recuperados e 216 apreensões de drogas.
Em virtude do alcance de metas preestabelecidas decorrentes do desempenho no processo de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, que é o principal indicador estratégico de controle de criminalidade, previsto na Lei 12.371/2011, o 16º BPM está habilitado para receber o Prêmio por Desempenho Policial – PDP.
Discussion about this post