A Odontologia do Esporte teve início em 1890, no Reino Unido, através do trabalho do cirurgião-dentista Woolf Krause, que criou um dispositivo para proteção dos dentes anteriores dos boxeadores, analisando assim a importância da intervenção da odontologia nos esportes.
Além de contribuir no rendimento esportivo do atleta, prevenindo doenças bucais, alteraçõesrespiratórias, além de orientar ao atleta sobre a utilização de medicamentos adequados,aumentando a probabilidade de reparação dos tecidos musculares lesionados durante a prática do esporte, prevenção e tratamento de traumatismos bucomaxilofaciais, como no ocorrido durante essa copa de 2022.
Relato da Copa 2022
O lateral esquerdo da Arábia Saudita, Al-Shahrani, levou uma joelhada no rosto durante a partida, caiu desacordado e precisou deixar o campo de maca. Logo após foi submetido acirurgia bucumaxilofacial (profissional de odontologia especializado em cabeça e pescoço), pois houve fratura de face.
O monitoramento odontológico antes, durante e após as partidas devem fazer parte da assistência integral do atleta. A participação do cirurgião dentista no contexto esportivo é de grande relevância, uma vez que ele atua não somente na prevenção e tratamento de traumatismos orofaciais, mas também em diversas outras áreas.
Por: Dra. Maria Carolyne de Almeida Roseno
Cirurgiã Dentista
Pós graduada em harmonização orofacial e cirurgia
Mestranda em harmonização orofacial internacional
Deixe seu comentário