Começou a Copa pessoal! A imagem que ultimamente tem feito sucesso nas redes sociais e entre os dermatologista é sem duvida a do goleiro da seleção brasileira Alisson. Apresentando um quadro de pápulas acompanhadas de eritema na face, o goleiro vem despertando um conflito entre os dermatologistas sobre o que se trata: Rosácea ou Acne?!
Essa foto foi retirada do site O Globo, onde dois colegas defendiam suas hipóteses:
A principal hipótese diagnostica é que se trata de Rosácea, uma alteração da pele caracterizada por placas avermelhadas na face e algumas lesões inflamadas que se assemelham a acne, de causa multifatorial como vasodilatação de pequenos capilares da pele associada com colonização local de microorganismos na pele. A doença não tem cura, mas tem controle com uso de medicações via oral e aplicações de cremes específicos na pele. Mas para chegarmos ao diagnóstico é necessária uma boa conversa com o paciente além do exame físico. Lembrando que o goleiro Alisson não pode iniciar tratamento nesse momento, pois as medicações utilizadas podem interferir no exame anti dopping.
E qual o meu desejo para o Alisson? Desejo que no momento, ele cuide muito bem da defesa da Seleção brasileira, na volta, com o título, foca-se na pele! Estamos com você, Alisson e Seleção Brasileira! Obs: nos jogos durante o dia, não esqueçam de usar o filtro solar!
Por: Dra. Marcele Trindade, Médica dermatologista.
Edição: Philippe Peltier
Discussion about this post