O prefeito de Conceição da Feira, Raimundo Bastos, o popular “Pompílio”, falou com exclusividade ao Bahia Notícia sobre o caso que vem repercutindo nos bastidores da política municipal: a suposta publicação de outdoor em homenagem ao 8 de Março, que, em seu conteúdo, traz uma mulher trans, e que estaria sendo associado ao seu governo.
A peça de publicidade, instalada nas proximidades do Fórum de Feira de Santana, portanto, fora da área do município de Conceição da Feira, causou grande polêmica, levantando questionamentos de diversos setores da sociedade civil e entre membros da situação e da oposição na Câmara.
Ao editor chefe, Júnior Robocop, o prefeito afirmou que “jamais autorizou ou foi consultado acerca da realização da homenagem feita pela empresa publicitária”. Ainda de acordo com Pompílio, seu governo não coaduna com formas de intolerância e preconceito contra a população LGBT, mas esclarecer uma questão “de extrema delicadeza social” como essa é importante ser feito.
Reafirmando seu compromisso com a verdade dos fatos, o prefeito ainda disse que, além de manter-se comprometido com os valores e interesses da população de Conceição da Feira, “as necessárias medidas no sentido de apurar os fatos narrados” na peça publicitária, de modo a esclarecer a questão para a população geral.
Câmara reage:
Os vereadores que compõem a base do governo e a oposição na Câmara de Vereadores de Conceição da Feira também se manifestaram sobre o caso, utilizando da tribuna da Casa.
De acordo com o líder do governo na Casa, David Marcio Souza Cardoso (Dem), “não se trata de uma atitude homofóbica, mas de cobrar responsabilidade dos autores por trás da obra midiática”. Segundo o vereador, o outdoor, ao contrário do que ficou dito, não teria sido publicado pelo Prefeito, Raimundo Bastos(Pompílio), nem teria a autorização da prefeitura.
Ao Bahia Notícia, os vereadores cobraram respeito pela data de homenagem às mulheres, destacando que, tanto as pautas das mulheres, quanto as ligadas à população LGBT’s têm espaço. “Assim como é respeitado o dia do orgulho LGBT, cobramos o respeito ao dia das mulheres”, declarou um membro da Casa.
Única mulher da Casa Legislativa Municipal, a vereadora Marinalva Palmeira da Silva “Marinalva Mãe de Gueguel” (PP), em seu discurso se mostrou profundamente ofendida com a publicação do outdoor, destacando que existiriam inúmeras mulheres para compor a peça publicitária no município, ao invés do emprego feito de uma mulher trans.
Em coro com a população local, prefeito e vereadores repudiaram a ação “irresponsável” da publicação do outdoor com suposta autoria do governo municipal.
Discussion about this post