Homenagem foi prestada pela Ver. Marinalva Palmeira, única mulher da Casa Legislativa.
A enfermeira, ex-secretária de saúde e ex-vereadora por Conceição da Feira, Mônica Vieira, ganhou um lindo presente na sessão especial ao Dia Internacional da Mulher em Conceição da Feira. A vereadora Marinalva Palmeira aproveitou a oportunidade de sua fala para prestar homenagem à ex-legisladora.
Em seu discurso, Marinalva, que é a única vereadora feminina da Câmara Municipal, chamou a atenção para a trajetória de Mônica como legisladora municipal, secretária de saúde e por sua atenção com a população de Conceição, principalmente com a saúde das mulheres, que não dispunham de acesso a políticas de saúde focalizadas antes de sua participação na política local.
Ainda em suas palavras, Marinalva chamou a atenção para a falta que Mônica faz no atual contexto político, chamando a ex-vereadora de “guerreira”. “muitas saudades sentimos de você, mulher guerreira” disse a vereadora. Marinalva ainda enfatizou: “você [Mônica] é digna de todas homenagens… esse povo é grato a você por tantos benefícios conquistados para o município”, declarou por último.
Mônica Vieira:
Atualmente enfermeira pela secretaria estadual de Saúde (SESAB/SUREGS/DICON/COCON) e pelo SAMU RECONVALE em Cruz das Almas, Mônica Vieira é querida por sua história profissional, por sua carreira política e por sua pessoa. Mãe de Lara Vieira, a ex-vereadora é formada pela Universidade Católica do Salvador (2000) e pós-graduada em Terapia Intensiva (UTI) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Ao longo de sua vida pública, atuou na secretaria de saúde de Amargosa, Cachoeira e Conceição da Feira, sua terra Natal. Em Conceição da Feira, Mônica se destacou por promover a ampliação do número de Unidades de Saúde da Família, por implantar o serviço de tratamento de transtornos mentais (CAPS), clínica de reabilitação em Fisioterapia, aprovar Consórcio do Samu regional e por ter sido responsável pela ampliação do elenco dos medicamentos da farmácia básica oferecidos à população.
Em 2012, decidiu entrar de forma mais direta na atividade política se candidatando a um mandato na câmara municipal. Na oportunidade, foi eleita vereadora com 651 votos, a maior votação registrada no Município. Durante seu mandato, desempenhou particular atenção a uma saúde mais humana, voltada aos menos favorecidos. Em 2016, concorreu a vice-prefeita em legenda do Partido dos Trabalhadores, no entanto, sua chapa não foi eleita.
Discussion about this post