Pedestres terão calçadas mais seguras e ambulantes mais dignidade, afirma órgão municipal.
A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) da Prefeitura Municipal de Candeias deu início na manhã desta quarta-feira (13) a operação “Passeios Livres”. A iniciativa, capitaneada pelo secretário e vereador licenciado, Valdir Cruz, pretende reorganizar os passeios da cidade com a transferência dos vendedores ambulantes para o Centro de Abastecimento da cidade. Com isso, espera-se oferecer mais dignidade aos trabalhadores ambulantes e mais segurança e mobilidade a quem utiliza os passeios e calçadas das principais avenidas de Candeias.
A ação foi proposta depois de inúmeras denúncias e reclamações recebidas pelo poder público quanto aos transtornos e perigos a segurança de pedestres, motoristas e dos próprios vendedores causada pelo comércio sobre calçadas e vias públicas municipais. “A gente tem que andar pelo meio da rua! A cidade já é cheia de ladeiras, e você ainda é exposto a ser atropelado por causa do comércio?!”, desabafou dona Lurdes, moradora da Urbis II, ao Bahia Notícia.
Para iniciar a operação, Valdir Cruz teve um olhar sensível para a situação dos vendedores ambulantes. O secretário, junto com o prefeito, Dr. Pitágoras, estiveram reunidos com a categoria para discutir estratégias diante da situação, de modo a não dificultar ainda mais as condições de vida e trabalho dessas pessoas. “É preciso sensibilidade. Vivemos um momento de desemprego em massa. O ambulante precisa trabalhar e a cidade precisa estar organizada. Com diálogo e trabalho, podemos fazer as duas coisas”, disse o secretário.
A operação “Passeios Livres” teve como primeiros alvos a Avenida Antônio Patterson e a Rua São João. Ao todo, 15 fiscais da SESP, com apoio de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e das Secretarias de Emprego e Renda, Trânsito e Transportes e de Governo, conduziram a operação na manhã de hoje. À princípio, os vendedores ambulantes serão remanejados para o estacionamento do Triângulo, onde ficarão até 31/12, quando serão realocados para a Central.
A iniciativa será acompanhada de esforço pela reorganização do trânsito da cidade, este de protagonismo institucional da Secretaria de Trânsito e Transporte. A operação “Trânsito Legal” pretende reordenar o fluxo das principais vias da cidade, dinamizando o trânsito e melhorando a mobilidade e segurança de pedestres e motoristas. A primeira região a sofrer as mudanças também será as intermediações do bairro Triângulo e Rodoviária.
Discussion about this post