Órgão teve atuação ampliada este ano.
A Prefeitura Municipal de Candeias através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) direcionou seus esforços ao longo de 2017 na estruturação e manutenção de projetos, bem como o lançamento das propostas mais urgentes. Dentre os projetos mais relevantes, destaca-se o CRAS (e serviços de conivência) e CREAS, cuja secretária tem dado total suporte e apoio, se empenhando para a melhoria nas instalações, contratação de profissionais e aquisição de equipamentos.
Vale destacar que os Serviços de Convivência são alinhados aos CRAS e oferecem oficinas de arte música, teatro, artesanato, dente outros. Além dos citados, a mudança do Núcleo de Atendimento à Mulher, que se tornou, no final deste ano, o CRAM – Centro de Referência em Atendimento à Mulher, tornou o município um dos pioneiros na adequação às novas políticas públicas voltadas para as mulheres.
O Social também é o órgão que fiscaliza os projetos federais, como os já citados acima e o Bolsa Família, Conselho Tutelar e Centro POP. Além dos programas acimas, o NASCE foi equipado e qualificado durante o ano e já começou a funcionar em alguns distritos, promovendo oficinas, cursos e qualificação para os distritos, vale ressaltar sua atuação itinerante nas localidades que ainda não foram contempladas com sede própria. A partir das diretrizes do NASCE, A SEDAS no primeiro semestre do próximo ano estará desenvolvendo outros projetos, como é o caso da Padaria Comunitária, a escola municipal de música – uma parceria com a SECULT – e a informatização de toda a rede.
Diversas ações em parceria com outras secretarias e órgãos externos foram tocadas em 2017, a exemplo da Caravana da Justiça, Feira do Trabalhador, participação da ACISO, em conjunto com a Marinha do Brasil. Grande parte dessas ações foram pautadas nas diretrizes do MDS – Ministério de Desenvolvimento Social e planos de governo estaduais e municipais, a exemplo da Conferência Municipal de Assistência Social, a inauguração da unidade do Vida Melhor, do lançamento da campanha estadual “Respeite as mina”, a atualização cadastral do Minha Casa Minha Vida, o cadastramento das famílias que habitam em Villa Benedito e a eleição dos conselhos municipais.

Outro destaque de 2017 foi a amplitude do Social itinerante, que já visitou diversos distritos do município levando atendimento social, psicológico e jurídico às famílias que mais precisam e que não tem fácil acesso a esses serviços. Nesse patamar, o social através do CRAS, distribuiu cestas básicas para famílias cadastradas, além de promover qualificação para as mesmas através da parceria com o SENAI. Além disso, tradicional distribuição do peixe no primeiro semestre do ano foi mantida, e a realização do concurso REDA trouxe transparência e emprego para mais de 110 pessoas.
Discussion about this post