Na noite em que a Prefeitura de Candeias foi um dos convidados do Novenário em Honra a Nossa Senhora das Candeias o presente foi para os Católicos. Isso porque foi realizada mais uma ação com o intuito de fomentar o turismo e a cultura no município, que dessa vez teve como foco o turismo religioso, que é bastante representativo em Candeias, celebrando a assinatura do termo de fomento que visa o repasse de recursos financeiros para a construção da cobertura permanente do palco fixo, localizado na Praça Nossa Senhora das Candeias, local onde é realizado o novenário todos os anos e que atrai milhares de romeiros e fiéis.
Ao longo dos anos a prefeitura vem atuando junto ao Santuário, para que seja promovido um dos maiores festejos religiosos da Bahia, que ocorre durante os meses de Janeiro e Fevereiro. Para consolidar ainda mais a logística e estrutura dos festejos, a prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai repassar ao Santuário Nossa Senhora das Candeias através da organização da sociedade civil pertencente ao Santuário (OSCAN- Obra Social do Santuário das Candeias), a importância de aproximadamente 100 (cem) mil para obras no palco, que possui área de 144m².
Para o Prefeito, Dr. Pitagoras essa iniciativa é muito gratificante, pois com a cobertura do palco, além da novena, o santuário poderá realizar outros eventos. “Hoje vamos assinar o termo de fomento para a obra de construção do palco e além do valor destinado para esta obra a prefeitura também estará revitalizando o Casarão Horácio Pinto, além da construção de um mirante, revitalização dos milagres e da Praça Nossa Senhora das Candeias, reestruturando assim, o centro Histórico do município”, afirmou Pitagoras.
A festa católica, segunda maior da Bahia e a maior da Região Metropolitana – RMS, conta com todo apoio e esforço da prefeitura para que o Novenário, que ocorre há 125 anos, realizado pelo Santuário de Nossa Senhora das Candeias que tem mais de 300 anos, seja realizado com toda estrutura necessária para atender à população e aos visitantes, transformando o espaço onde o evento acontece todos os anos, em um espaço acolhedor e de muita fé para os devotos e romeiros. No período de 24 de janeiro a 03 de fevereiro o Município recebe milhares de romeiros e fieis que além de participarem dos festejos, vêm com o intuito de fazer promessas e pedidos especiais à Santa, e agradecer pelos votos alcançados.
Ao final do novenário o Reitor do Santuário Nossa Senhora das Candeias, Frei Jorge, falou do empenho da comunidade para construção do piso do palco, em 2017, por meio de doação, e anunciou a assinatura do termo para construção da cobertura do palco. “O prefeito se propôs a construir a cobertura fixa, porém diante dos entraves percorreu diversos caminhos para que hoje fosse entregue o termo de fomento onde está sendo feito um repasse de cem mil reais”, declarou o Frei.
Com o fomento da cultura e do turismo no município a prefeitura também foca nas atividades religiosas, além de promover iniciativas previstas no Calendário Cultural de Festas Populares, Religiosas, Cívicas e Comemorativas do Município, instituído por meio da Lei Municipal Nº 1075/2017. Essa mútua cooperação tem o objetivo de ampliar os atrativos do Município, dinamizar o largo do Santuário Nossa Senhora das Candeias e promover o desenvolvimento do turismo cultural e do turismo religioso.
Por meio dessa parceria, as atividades vão contribuir com a geração de emprego e renda, e impactarão, positivamente, nos aspectos econômico, social, cultural e turístico, principalmente no que diz respeito ao turismo religioso.
Discussion about this post