Secretário estadual Carlos Martins esteve presente em ato inaugural.
A tarde deste domingo (29) foi de muita celebração para a Saúde de Candeias. Foi inaugurado o mais novo Centro de Saúde Luiz Viana, unidade que passa a comportar uma emergência pediátrica 24hs, uma emergência adulta 24hs e uma Farmácia Básica em pleno funcionamento.
O ato inaugural da unidade foi celebrado na tarde de ontem (29) na presença de centenas de populares e autoridades políticas. Entre estas o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do governo do Estado, Carlos Martins Santana. Martins esteve em representação ao governador, Rui Costa (PT), mas também para anunciar uma importante conquista para a saúde do município.
O secretário anunciou a chegada à nova unidade de Saúde de um mamógrafo cedido pelo governo do Estado à prefeitura. O ato selou um episódio de lutas travadas pelo prefeito, que também é médico, Dr. Pitágoras, sua esposa, primeira-dama e secretária de Saúde, Soraia Cabral, e o próprio secretário estadual Carlos Martins, que vinham intercedendo há anos pela concessão do aparelho a Candeias.
Agora instalado em sala devidamente estruturada no Centro Médico Luiz Viana, o aparelho deve ser um importante instrumento de prevenção ao câncer de mama, doença que mata milhões de mulheres em todo o mundo anualmente. Como destacou em suas palavras a secretária municipal de Saúde, “um diagnóstico rápido e precoce é hoje a principal arma que podemos ter no combate ao câncer de mama”, disse Soraia.
Importância do exame
No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de morte por neoplasia nas mulheres. A mamografia pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações. Esse exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação (autoexame).
A Organização Mundial da Saúde- OMS, estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.
As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.
Existe também a predisposição genética, que não é tão significativa, pois representa de 5% a 10% dos casos, mas serve como alerta.
Discussion about this post