O empresário Jailson Couto Ribeiro, conhecido como Jailson Jau, proprietário da rede LubriJau e arrendatário do Posto Lacador na BR-324, em Candeias, foi preso nesta quinta-feira (16/10) durante a Operação Primus, realizada pela Polícia Civil da Bahia para desarticular uma grande esquema criminoso no setor de combustíveis.
Segundo informações obtidas pelo jornal Bahia Noticia , Jailson Jau, que também é reconhecido como cidadão honorário de Feira de Santana, possui uma vasta carteira de negócios, incluindo uma considerável quantidade de postos de gasolina, carretas e outros investimentos. Ele é natural de Lajú, interior baiano, e ganhou destaque como um dos maiores revendedores Shell na América Latina. Em 2020, tentou ainda uma carreira política ao disputar a prefeitura de Lajú.
A operação, que contou com o apoio de mais de 170 policiais civis e órgãos como a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), visa desmantelar uma rede que, além de atuar na adulteração e venda irregular de combustíveis, estaria ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção criminosa do país. Foram cumpridos ao todo cinco mandados de prisão, sendo três na Bahia, um em São Paulo e um no Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação revelou que o grupo empresarial comandado por Jailson Jau controlava cerca de 200 postos de combustíveis envolvidos na lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial, com um esquema que movimentava bilhões de reais—totalizando bloqueios de bens e valores que chegam a R$ 6,5 bilhões.
Ainda não há detalhes específicos sobre o Posto Lacador na BR-324, mas a prisão de Jailson Jau reforça o combate às atividades ilícitas no setor de combustíveis na Bahia, além de evidenciar a presença de criminosos com atuação expressiva nesta área no estado.
As investigações continuam em andamento para identificar possíveis outros envolvidos e mapear o fluxo financeiro do esquema criminoso, que tem causado preocupação entre as autoridades e consumidores da região.












Deixe seu comentário