O candidato a vice-prefeito de Candeias, Washington de Passé, foi vítima de uma grave tentativa de difamação na noite de hoje. Circulou no grupo de WhatsApp uma suposta imagem comprometendo sua integridade ao insinuar que ele teria enviado conteúdos íntimos a uma pessoa desconhecida. A equipe do candidato prontamente esclareceu que a imagem é fruto de manipulação digital, criada por Inteligência Artificial, com o objetivo de prejudicar sua candidatura nas eleições municipais.
Em nota, Washington de Passé repudiou a disseminação dessa fake news, afirmando que jamais enviou qualquer tipo de conteúdo dessa natureza. Ele destacou que essa ação é mais uma demonstração de como a oposição está disposta a utilizar artifícios sujos para influenciar o processo eleitoral. “Estamos vivendo uma era de desinformação, onde muitos tentam se aproveitar da tecnologia para atacar a imagem de pessoas de bem. Tenho total confiança de que a verdade prevalecerá, e a justiça será feita”, declarou Washington.
A campanha do candidato também informou que as devidas providências legais já foram tomadas, onde foi prestado uma queixa na 20ª Delegacia. O uso de tecnologias de manipulação, como Inteligência Artificial, para a criação de imagens falsas com fins eleitoreiros, além de antiético, é ilegal e será rigorosamente investigado. O Tribunal Superior Eleitoral vai ser acionado também para rastrear de onde saiu a fake.
A cidade de Candeias já experimentou fake News nas últimas eleições, com jornais falsos lançados em cima das eleições, vídeos com ataques à honra do atual prefeito, dentro outros.
Apesar das tentativas de ataque, a campanha reafirma seu compromisso em manter a disputa política no campo das ideias e propostas para o futuro da cidade. “Não vamos nos abater por mentiras. Nossa prioridade continua sendo o bem de Candeias e seu povo”, finalizou Washington.
Deixe seu comentário