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Luta de anos da ex-prefeita Vera da Saúde tem resultado agora, Estaleiro de Maragojipe vai ser reativado com possibilidade de gerar mais empregos

Philippe Peltier Por Philippe Peltier
15 de julho de 2024 às 18:57
em Municípios
Luta de anos da ex-prefeita Vera da Saúde tem resultado agora, Estaleiro de Maragojipe vai ser reativado com possibilidade de gerar mais empregos
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A retomada das atividades do estaleiro no município de Maragogipe, a 49 km de Salvador, no Recôncavo baiano, foi confirmada pelo consórcio Enseada-Tenenge. A informação foi dada nesta quarta-feira (10), durante a assinatura do protocolo de intenções entre o consórcio e o governo da Bahia, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A expectativa é que com a retomada do estaleiro sejam gerados 3 mil empregos diretos e indiretos. A Companhia pretende implantar uma linha de montagem destinada à fabricação de balsas mineraleiras e graneleiras, com expectativa de produzir 80 unidades em três anos, com investimentos estimados em R$ 9 milhões.

Importância do Estaleiro

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe, é um importante meio de desenvolvimento do Recôncavo baiano, sobretudo a região em que está instalado. Em seus anos áureos, por volta de 2012, chegou a empregar mais de 7 mil pessoas, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.

Há a também a expectativa de que o estaleiro Enseada retome a construção naval e offshore, afirmou o diretor industrial e representante do consórcio, Mário Moura.

Segundo os dados do PIB, o município de Maragogipe chegou a triplicar o seu produto interno bruto por causa do estaleiro, o que consequentemente pode ter aumentado também a renda dos moradores que lá viviam à época. Atualmente, o estaleiro que custou R$ 3 bilhões, opera com menos de 15% da capacidade e conta apenas com 200 trabalhadores. Isso tem impactado negativamente a região, que perde investimentos e tem fuga de trabalhadores que saem em busca de empregos.

Essa retomada das atividades do estaleiro é mais um passo importante na reativação da indústria naval da Bahia, reduzida drasticamente nos últimos tempos.

Como muitos outros estaleiros brasileiros, nos últimos anos, por conta da “Operação Lava Jato”, a indústria naval baiana foi subutilizada. Trabalhando abaixo de sua capacidade plena, extinguindo setores de produção e não criando empregos.

O então presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, anunciou em abril que a Petrobrás fará diversas encomendas de navios de apoio. Orçada em R$ 2,5 bilhões, a estatal confirmou que se trata de uma demanda de 38 barcos a serem construídos até 2030. Essa informação havia gerado muita expectativa e com a confirmação da reativação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, espera-se que alguns desses 38 navios sejam construídos no empreendimento, gerando renda e empregos para a população.

Uma das principais bandeiras de quem defende a retomada dos investimentos na indústria naval brasileira é a geração de empregos e a qualificação da mão de obra nesses locais, já que são os próprios moradores que são contratados. Segundo dados, 96% do transporte marítimo e de cabotagem de combustíveis é feito por navios de outros países.

Embora a indústria naval baiana e brasileira tenham dado os primeiros sinais de sobrevida depois de anos conturbados, faz-se necessário e é de extrema importância a presença da Petrobrás nessa retomada, tornando a nossa frota totalmente nacional, produzida no Brasil pelos brasileiros, gerando renda, criando empregos e desenvolvendo o país.

Via: AEPT BA

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Philippe Peltier

Philippe Peltier

Natural de Salvador, Bahia. Jornalista formado em 2017, trabalhando no Bahia Notícia desde 2018. DRT 6144/BA.

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