Em entrevista exclusiva ao Bahia Notícia, Dr. Roberto Fiamenghi, Executivo do Grupo Unigel, falou sobre os 20 anos de história da Escola Gisella Tygel.
Bahia Notícia: Doutor, o que levou o Grupo Unigel há 20 anos atrás adotar uma escola pública no distrito de Candeias?
Dr. Roberto Fiamenghi: Quando a Unigel chegou em Candeias há 20 anos atrás, a situação do povoado era muito critica, nós observamos que a pobreza era muito grande, não tinha escola, e mais ainda, eram muitos meninos que eram filhos de mães solteiras. Elas também não tinham como trabalhar, então nós pensamos em implantar uma creche inicialmente, e foi o que nós fizemos, começando com 60 alunos, a creche foi crescendo, implementamos até o fundamental I, quando os meninos chegavam aos 11 anos eles não tinham uma outra escola para continuar no mesmo nível que a Gisella Tygel fazia. Então aí nós fizemos também um convênio com o Estado e conseguimos a escola 14 de Agosto, os alunos que saíam da Gisella Tygel com 11 anos vão para a 14 de Agosto fazer o fundamental II, e quando terminam o fundamental II tem também os cursos técnicos de química e segurança do trabalho, então a garotada entra na Gisella com 2 anos de idade e sai com 18 anos da 14 de Agosto para estagiar nas fábricas da Unigel e alguns se tornam funcionários, temos hoje vários funcionários que foram alunos das nossas escolas.
É um trabalho gratificante que a mãe de Dr. Henry Slezynger já fazia na Bélgica, essa educação para as crianças, então nós temos uma continuidade do que a família de Dr. Henry começou. Hoje a Gisella Tygel tem aproximadamente 900 alunos e a 14 de Agosto tem 600 alunos, então hoje nós atendemos 1.500 alunos não só da Caroba, mas também das comunidades ao redor.
Entrevista: Junior Robocop
Deixe seu comentário