A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que 122 municípios baianos estão em estado de epidemia de dengue, enquanto outros 51 estão em risco e 34 em alerta. Até 2 de março de 2024, foram registrados 29.982 casos prováveis, marcando um aumento de 209,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A nona morte causada pela dengue em 2024 foi confirmada pela Câmara Técnica da Sesab, sendo a segunda em Vitória da Conquista. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, expressou solidariedade à família da vítima e destacou a necessidade de esforços conjuntos para conter a dengue, considerando o cenário desafiador em todo o país.
O governo baiano adotou diversas medidas, como vacinação, uso de drones para localizar focos do mosquito Aedes aegypti, aumento no uso do “fumacê”, mutirões de limpeza e distribuição de kits para agentes de combate às endemias. Mais de R$ 19 milhões foram investidos, e o governo está disposto a apoiar os municípios, incentivando ações proativas no combate à doença. As gestões municipais receberam atas de registro de preço para a aquisição de medicamentos, insumos e bombas costais.
Deixe seu comentário