Samba de Roda do Recôncavo é patrimônio, é arte, é cultura!
O Samba de Roda é uma arte que faz parte das tradições folclóricas brasileiras e como forma de reconhecimento teve a data 02 de dezembro escolhida para comemorar o seu dia. Na Bahia, as cidades do Recôncavo, a exemplo de São Francisco do Conde, Cachoeira, Santo Amaro, São Felix, Saubara, entre outras, são berços dessa expressão cultural. Assim sendo, grupos de Samba de Roda foram criados e são reconhecidos nacional e internacionalmente.
Símbolo da identidade nacional, o Samba faz parte da cultura do país desde a época do Brasil colonial, trazido pelos povos africanos no início do século XX. Em 2005, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano tornou-se obra-prima do patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco.
Ontem, 02 dezembro de 2023, no município de São Francisco do Conde (SFC), estiveram reunidos no Clube Filhos do Mar, situado na Rua Maria Quitéria, Centro – SFC, desde às 13h, nomes de peso do Samba baiano, e fizeram uma grande celebração neste Dia do Samba.
O evento, intitulado como Grande Encontro do Samba, foi gratuito e realizado pela Sarça Comunicação, em parceria com a Fundação Hansen Bahia (FHB) e apoiado pelo Governo do Estado.
As apresentações ficaram por conta dos grupos Samba Chula Renovação (São Francisco do Conde); Samba Chula de São Braz (Santo Amaro); Samba Chula Mirim Flores da Pitanga (São Francisco do Conde); Samba Filhos de São Francisco (São Francisco do Conde); Samba de Roda Filhos de Nagô (São Félix); Samba na Varanda com os Irmãos (São Francisco do Conde); Samba Chula os Filhos de Zé (São Francisco do Conde); Grupo Folclórico e Cultural Samba Chula Filhos da Pitangueira (São Francisco do Conde); Samba das Raparigas (Saubara); Magno Mendes e Juninho (Cachoeira).
Além dos munícipes que compareceram para curtir o evento e colocar o samba em prática, estiveram presentes o prefeito Antônio Calmon e sua comitiva, os vereadores Rosângela Valentim e Marivaldo do Amaral e o deputado estadual Rosemberg Pinto.
Deixe seu comentário