Por: Tati Peltier – Jornalista e Colunista de Moda, Beleza, Cultura e Entretenimento
O Estilista traz em seus editoriais uma mescla da mulher moderna, mais precisamente, contemporânea, com um toque clássico em cenários inspirados nos centros europeus.
Mas é óbvio, que eu, admiradora e fã, tanto do trabalho quanto da persona Roger Coutinho,
antes de falar do Ateliê, não deixaria sob hipótese alguma de contar a sua história e trajetória profissional.
Roger Coutinho, nasceu na cidade do Rio de janeiro, criado em Salvador-Ba, teve uma infância bem difícil e sem grandes expectativas. Aos 17 anos de idade teve o seu primeiro contato com a costura, onde tudo começou e ele criou a sua primeira peça de roupa para usar no São João.
Como não encontrou uma costureira que fizesse a peça do seu jeito, e como tinha pouco dinheiro pra isso, pediu ajuda da sua avó que tinha uma máquina de costura. A avó então, falou que faria a peça, mas a peça não ficou como ele gostaria, então agradeceu a sua vó e começou a desmanchar toda a roupa, indo em busca de tutoriais no YouTube para aprende, e assim, conseguiu finalizar a sua primeira peça de roupa.
Após essa conquista, começou a fazer suas próprias roupas e nisso foi adquirindo conhecimento e habilidade sobre costura e modelagem, sempre através do YouTube, blogs, sites… já que não tinha recursos financeiros para pagar um curso.
Roger, determinado, buscou e conseguiu o seu primeiro emprego como jovem aprendiz e aí comprou a sua primeira máquina. Contudo, a sua tão sonhada e suada aquisição, durou bem pouco, já que fora atingida pelas chamas que o seu próprio pai ateou em seu quarto ao descobrir a sua orientação sexual. Mas ao invés de recuar, deprimir, revoltar- se e/ou desistir, o ocorrido o impulsionou para dar os primeiros passos para a sua independência.
Roger decidiu viver sozinho, já que havia sido efetivado em seu trabalho como auxiliar administrativo.
O jovem também, resolveu iniciar a faculdade, mas o que ninguém esperava era a escolha do curso, Design de moda, onde se encontrou e viveu intensamente cada momento, devorou com paixão cada disciplina, “tudo era uma nova descoberta, a qual me dediquei de corpo e alma”!
Em paralelo a esse momento nasceu o Ateliê Roger Coutinho que teve como seu primeiro lançamento profissional, o projeto final da faculdade, intitulado Reviver In Love Nature, em dupla com o Alex Capinan, também Design de Moda e Fotógrafo, que fez parte de sua mudança para São Paulo, e que também muito colaborou para o lançamento da nova coleção do Ateliê, “TURN OF TAILORING” , coleção essa que teve como maior incentivador o Stylist também baiano, Fredson Agudá, que desde o primeiro momento que viu o trabalho do Roger Coutinho, acreditou que ele poderia chegar mais longe, conectando assim, o Ateliê Roger Coutinho com o evento de moda IFE- “International Fashion Encounter” que acontecerá amanhã, dia 22 de setembro, aniversário do jovem estilista, que completa 25 anos! Olha só que presente… isso é o universo conspirando a seu favor, Roger!
O desfile será transmitido ao vivo às 15:00, no horário de Brasília, direto da cidade de Toronto, no Canadá.
“Estou realizando um sonho inimaginável, e ainda mais, em sendo o meu aniversário… pois, tenho certeza que essa oportunidade me abrirá portas e trará um incentivo enorme para o meu Ateliê, que hoje conta apenas comigo, o próprio
criador, eu, Roger Coutinho para fazer tudo acontecer e dar continuidade a sua história”. Disse Roger, emocionado!
O Ateliê Roger Coutinho nasceu como uma vitrine para as criações do designer Roger Coutinho, com inspirações em marcas como Alexander McQueen, Fendi, João Pimenta, tendo como principal característica a alfaiataria desconstruída, que vai do estilo clássico ao contemporâneo com muita personalidade.
A confecção é 100% exclusiva, onde todas as peças são confeccionadas pelo próprio Roger Coutinho que traz em seus editoriais o mix da mulher moderna com um toque clássico, além de cenários inspirados nos centros europeus.
“O Ateliê nasceu em Salvador, mas migrou para São Paulo em junho de 2022, por múltiplos fatores, tais como, à terra da garoa ter o meu estilo e a minha estética bem aceitas, além da questão mercado profissional e oportunidades”.
Nessa temporada o estilista apresenta a sua coleção TURN OF TAILORING com desfile internacional pela IFE, a convite do Stylist Fredson Silva Agudá que conheceu a marca e o seu desingner ainda em Salvador, cidade natal do Fred!
Olha, eu, Tati Peltier, posso afirmar, se você ama moda não deixe de assistir a transmissão ao vivo desse desfile, pois, no início de junho deste ano, estive em São Paulo e tive o privilégio de ver e tocar em algumas peças da referida coleção e, posso afirmar-lhes: são verdadeiras obras de arte! Cada mínimo detalhe é impecável. A alfaiataria é mais que moderna, é contemporânea, autoral e atemporal.
Roger, meu lindo, desde o dia em que bati os olhos em você afirmei: SEU VOO É CERTO E SEGURO, profetizei, e olha só…
Que orgulho e felicidade em vê-lo bater as suas lindas asas! Você voou garoto…
A transmissão do desfile será através da página: @atelierogercoutinho.
Deixe seu comentário