Junior Robocop, editor jornalista do Bahia Notícia, entrevistou na tarde desta quarta-feira (12), o jovem secretário Eriton Ramos, que tem se destacado na pasta de Gestão Pública.
Bahia Notícia: Quem é Eriton Ramos e como se tornou Secretário de Gestão Pública do município de Candeias?
Secretário Eriton Ramos: Sou filho de dona Sarlete, minha mãe que ficou viúva cedo quando eu tinha apenas 4 anos e com muita luta e dedicação me criou, me educou e me ensinou todos os valores de integridade, respeito e humildade que trago na minha vida até hoje. Minha família é tradicional de Candeias, minha vó mora na rua da Esperança, minha mãe e meus tios todos foram nascidos e criados em Candeias, então assim, a gente está enraizado aqui, a minha origem é candeense de fato.
Tenho 35 anos, sou casado, tenho uma filha de 9 anos, sou um homem de muita fé, sou formado em Gestão de Recursos Humanos pela Unijorge, em seguida fiz pós-graduação na área de licitações e contratos que foi uma área que me encantou, pois tudo na gestão pública passa pelo processo de contratação, então a licitação é o coração da administração pública e através desse contato que tive com o setor me apaixonei não apenas por essaárea, mais pela gestão pública como um todo.
E em relação a me tornar secretário de Gestão Pública, foi um convite que recebi do nosso prefeito em 2021, eu já estava na gestão desde o inicio, foi um grande desafio que graças a Deus aceitei, pois não podia deixar a oportunidade de contribuir ainda mais com a gestão e com a nossa cidade.
Bahia Notícia: Você hoje é um dos principais nomes da gestão do prefeito Dr. Pitágoras, sendo responsável por todas as secretarias direta ou indiretamente, se tornando uma peça-chave do município, como você lhe dá com toda essa responsabilidade?
Secretário Eriton Ramos: Estar secretário é estar num papel de servir, eu estou aqui para servir, então busco lidar com muita humildade e com trabalho em equipe, porque ninguém faz nada sozinho. Servir não sobe à cabeça de ninguém, eu mantenho meus pés no chão, assim como sempre foi quando iniciei lá em 2013 na administração pública que eu tirava cópia de processos para poder encaminhar para prestação de contas, essa é a minha origem na administração pública, à partir dali fui galgando os caminhos, fiquei responsável pelo setor de compras, de contratos, de licitações, isso tudo vindo de baixo e depois que fui convidado pelo prefeito Pitágoras para esse grande desafio, por um prefeito que tem de fato esse olhar de sensibilidade pelas pessoas que estão em volta.
Bahia Notícia: Atualmente qual seu maior desafio nessa secretaria?
Secretário Eriton Ramos: A secretaria de gestão pública é uma secretaria base e ela serve para poder dar sustentação a toda as outras, então toda ação que vem das outras secretarias existe a participação da secretaria de gestão, e esse é o grande desafio, por exemplo eu na secretaria de saúde o foco é apenas fazer saúde, na de obras o foco é fazer obras, mas na de gestão eu tenho que ter foco em todas as secretarias do município, então esse é o grande desafio, você estar ali de alguma forma coordenando e integrando todos os trabalhos, preciso me desdobrar e graças a Deus tenho uma equipe competente, não é um trabalho solitário, tenho uma equipe que me ajuda muito e o mérito de ter chegado a esses 2 anos como secretário com êxito é graças a equipe que eu tenho, então o maior desafio é esse de coordenar esse conjunto de secretarias.
Bahia Notícia: Ultimamente, umas duas pessoas parecem ter se incomodado com o seu nome, qual seria esse motivo?
Secretário Eriton Ramos: Eu li até essa semana uma frase que dizia mais ou menos assim: “se quer conhecer a índole de quem é grande, perceba como ele trata quem é pequeno”, e às vezes o pequeno incomoda, o humilde incomoda, eu não consigo lhe dizer muito bem o motivo desse incomodo das pessoas, eu sempre fui esse cara de estar para ajudar, se eu não puder ajudar eu também não atrapalho a vida de ninguém, a minha vida inteira foi dessa forma, você não vai encontrar nenhuma pessoa que diga o contrário em relação a isso, mas dentro desse processo democrático as pessoas tem o direito de ter suas preferências, de achar, de enxergar ali o que acha melhor, mas estou muito tranquilo, respeito muito as pessoas, respeito as pessoas que estão a mais tempo que eu, que tem mais experiência em termos de tempo, de serviço público, inclusive eu busco aprender com essas pessoas. Eu faço parte do time jovem de Dr. Pitágoras e eu costumo até dizer que ele implantou uma geração nova de gestores na cidade, o que ele fez nunca aconteceu de você ter aí jovens comandando pastas importantes e talvez seja até esse o ponto que incomoda algumas pessoas, a oportunidade que está sendo dada aos jovens da cidade e o resultado que a gente está dando!
Bahia Notícia: O que ainda tem para acontecer ainda de melhor na gestão de Dr. Pitágoras?
Secretário Eriton Ramos: A gente sempre pode fazer mais, e Dr. Pitágoras ele exige isso da gente o tempo todo, que a gente faça mais, que a gente busque mais e a gente está trilhando esse caminho pensando como a gente pode melhorar a saúde, a infraestrutura, os processos, inclusive em primeira mão, a gente vai estar lançando o Programa de Capacitação Continuada do Servidor Público, justamente para estar valorizando, capacitando e dando a oportunidade para que o servidor possa crescer na sua carreira e consequentemente contribuir mais para Candeias. Com certeza tem muito mais coisas boas para acontecer!
Entrevista: Junior Robocop
Edição e Texto: Philippe Peltier
Deixe seu comentário