O Concurso Beleza Black tem como tema a África e visa empoderar e mostrar toda a beleza e cultura do povo preto.
Confira!
Aghata Santos, nove (09) anos, aluna do 4° ano do ensino fundamental é a atual ganhadora do Concurso Beleza Black Mirim. A menina começou sua carreira aos quatro anos de idade por pura diversão. “Tive como inspiração a minha melhor amiga Alice Conceição. Ela me inspirou e me ajudou nas dicas de passarela, também contei com total apoio da minha mãe, sem ela eu nada seria. Ah… das tias Verônica San”ttana e Analice”! Contou-me Aghata.
Seu primeiro desfile foi no Bahia Fashion Kiss da agência One Models do André Luís Menegry.
Em seguida entrou para o grupo da Sara Verônica, Fashionistas de Salvador. Em 2019, participou do Concurso Beleza Black Bahia, também da Agência One Models.
A garota aos cinco anos de idade, era uma criança muito tímida e ficou na época, entre as 10 colocadas. Ela participou apenas para experimentar e também por que via a irmã, Andressa, desfilar e quis seguir os mesmos passos dela.
Em 2020 ela participou pela segunda vez do Beleza Black e ficou em segundo lugar, olha só o avanço! Ainda em 2020 também concorreu ao título do Concurso Musa Bahia é Show, de Sara Verônica, ficando em primeiro lugar.
Aghata me disse: “eu sempre achei o Concurso Beleza Black muito lindo pela sua característica, pelo tema África e por ser um lugar de empoderamento, onde me sinto representada”.
No ano de 2022 ela foi assistir os amiguinhos e perguntou para a mãe o porquê de não estar lá participando, relatando que queria participar no próximo ano.
Então, esse ano a mãe a inscreveu, e de lá pra cá foram longos meses de treinos e ensaios até a menina conseguir desfilar de forma que mostrasse o seu empoderamento.
“Eu tive como desafio, melhorar a cada dia. Tem uma frase da tia Verônika San”ttana que levarei pra vida e que foi o que fez a minha mamãe me colocar esse ano pra participar”.
“Não desistam dos sonhos dos seus filhos”! Verônica San”ttana.
O Concurso Beleza Black é da Agência One Models, com direção de André Luiz Menegri, direção artística de Pepê Santos e produção de Antônio Maluf.
O evento aconteceu no dia 04/06/2023, no Teatro Jorge Amado, quando Aghata foi eleita a Beleza Black Mirim!
“Foi muito lindo, as crianças estavam todas lindas”! Disse Aghata.
Além do Beleza Black, Aghata coleciona outros títulos:
Musa Bahia É Show 2020 de Sara Verônica; Miss Bahia 2021 ( One Models) 2° lugar; Embaixadora do Projeto Africanidade AfroMeji 2022; Garota Outubro Rosa Kids 2022.
Além de modelo, a menina é atriz em formação, estuda teatro há
pouco mais de 2 anos, onde estreou em dezembro de 2022 como uma das potagonistas da peça IGBO e as Princesas, obra do escritor Marcos Caje com
adaptação de Sérgio Micio.
Aghata já foi convidada para dois programas de TV: Clube da Alegria TV Aratu (Abril /2022);
Programa Band Mulher TV Bandeirantes (Outubro/2022}.
Mesmo com toda essa bagagem, vários acontecimentos quase a fizeram desistir de participar do Beleza Black 2023. Primeiro foi o imprevisto ocorrido na compra do tecido para confecção de seu traje, ela havia escolhido uma estampa, comprou e quando foi retirar, o tecido tinha sido vendido, a mãe da garota entrou em desespero. Como se não bastasse, na hora da entrega um motoboy de aplicativo levou quase duas horas para entregar da Estação Piraja até Plataforma, percurso que dura em média 15 minutos, pois houve desvio de rota, outro sufoco! Após o tecido ter sido entregue à costureira,15 dias depois ela o devolveu alegando que havia ficado doente e que não poderia mais fazer a roupa. Aí acabou o mundo, a Cris, mãe da Aghata disse: “agora não dará mais tempo, chorou e quis desistir, até que ligou para Verônika San”ttanna que indicou o Estilista Rodney da Costa, que foi maravilhoso, dedicado e atencioso. Ele desenhou e fez o vestido, aí ficamos mais tranquilas”!
E qual a lição deixada quando estamos frente à inúmeras adversidades? Os obstáculos vêm para nos atingir e enfraquecer, mas com Deus à nossa frente, tudo se torna mais leve.
Além de modelar e atuar, essa lindeza de menina, exemplo a ser seguido, adora brincar de bonecas, dançar e gravar vídeos.
Por: Tati Peltier – Colunista de Moda e Entretenimento – Editora da Coluna Casa em Harmonia.
Deixe seu comentário