Desde 28 de abril de 2008, a população candeense passou a contar com um importante reforço dentro da política de atenção às urgências e emergências, no município. Lá se vão 15 anos que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi implantado na cidade de Candeias.
Para comemorar a data especial a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde realizou um evento comemorativo na manhã desta sexta, na Casa Música, onde contou com a presença do secretário de Saúde do município, Marcelo Cerqueira e toda equipe do SAMU, além do Gerente Executivo de Atenção às Urgências da SAMU/Salvador Drº Ivan Paiva; Draª Luana Franco Bordoni, médica plantonista do Posto Luiz Viana e chefe de plantão do SAMU Metropolitano; Drº Filipe Cardoso, médico do SAMU e professor universitário do curso de medicina.
Durante uma década e meia, o serviço vem recebendo investimentos da Prefeitura de Candeias por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), a exemplo de fardamento, mão-de-obra, instalações físicas e todo equipamento necessário para realização de atendimento de urgência e emergência não só em Candeias, mas para toda região.
O prefeito da cidade Drº Pitágoras participou da ação e parabenizou toda equipe pelo trabalho ao longo dos 15 anos da unidade em Candeias. “Me sinto em casa com vocês, pois trabalhei na SAMU de Candeias desde o inicio. São excelentes profissionais e que estão sempre presentes e dispostos a cuidar e ajudar a população” disse.
Em meio à homenagem, o prefeito entregou novos fardamentos aos agentes (macacão, camisetas e botas), e posou para fotos com a classe. “A cada dia vamos melhorar na estrutura e nas condições de trabalho desses profissionais”, garantiu Pitágoras.
A coordenadora do SAMU Candeias, Viviane Corôa , agradeceu a equipe pelo excelente trabalho ao longo desses anos e pela dedicação de todos “A toda minha equipe SAMU – Candeias que juntos desenvolvemos e oferecemos um serviço de qualidade ao nosso município, agradecer também por nunca ter me deixado abandonar o barco e sempre estarmos juntos em qualquer situação. Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”, finalizou.
Estrutura e números
São mais de 40 agentes na unidade de Candeias, incluindo médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem e condutores. A SAMU conta ainda com 05 ambulâncias, sendo 03 ativas, 01 ranger para locais de difíceis acessos e 01 reserva para substituição caso necessária. De lá pra cá foi realizados mais de 11 mil atendimentos no município.
Atualmente a maior demanda são as urgências traumáticas, clínicas e psiquiátricas, em residências, locais de trabalho, vias públicas e outras Unidades de Saúde. Para os especialistas da SAMU Candeias são oferecidos treinamentos como, Trauma Básico; Trauma avançado; cenários de traumas e habilidades; Punção Intraóssea; Manejo nas Taquiarritmias; cenários de SAV em Cardiologia; cenários de TAQUI E BRADI; cenários SCA e dor torácica; cenários de via aérea, para melhorar o atendimento.
Para acionar os serviços, o paciente deve ligar para o número 192.
Quando acionar a SAMU?
- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
- Em caso de Intoxicação;
- Em casos queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Em trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em casos de tentativas de suicídio;
- Em crises hipertensivas
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Em casos de afogamentos;
- Em casos de choque elétrico;
- Em acidentes com produtos perigosos;
- Em casos de crises Convulsivas;
- Transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
Deixe seu comentário