As Prefeituras das cidades de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde, por meio das suas respectivas Secretarias de Cultura, Turismo, Desenvolvimento Social, Administração e Educação, em parceria com a REDE ECCP (Ensaio Coral Centrado na Pessoa), promoveram, nos dias 01 a 05 de março, na Fazenda Luciana (Posto Sanca/BR 324), o Encontro Pedagógico Musical, marcando assim, o retorno das atividades letivas para o ano de 2023.
Participaram do Encontro os corais das referidas cidades: Coral 29 de Junho e Meninas Cantoras de São Francisco do Conde; os corais Infantil Kids e Teen, Coral Comunitário, Coral do Servidor e o Coral Canto que Encanta da Terceira Idade, todos de Madre de Deus; e os corais candeenses ASA (3ª Idade), Coral Municipal de Candeias (Adultos), Coral UNIVOZ (Juvenil) e o Coral Vozes de Candeias (infantil).
As atividades focalizaram vivências musicais com a Educadora Musical e Regente Prof.ª Dr.ª Neide Santos, juntamente com o Educador Musical e Prof.º Especialista em Violão Clássico, Nivah Abreu. Além disso,merecem destaque as orientações vocais com a Educadora Musical e Profª de Canto Michele Dias; Rodas de Terapia Integrativa, com temas que promovem a saúde e bem estar dos coralistas; orientações nutricionais para cantores; sessões de terapias individuais e massagens terapêuticas realizadas pela ONG Habilidades para a Vida, além de uma sessão de orientação aos coralistas aspirantes ao Mestrado, realizada pelo Prof.º Dr. José Mauricio Brandão (Diretor da Escola de Música da UFBA).
O tema “Cantar, faz bem ao coração” marcouas discussões com os coralistas e familiares, envolvendo o panorama do Canto Coral nascidades acima citadas e definições dasmetas para que o ano de 2023 seja ainda mais produtivo e rico de novas experiências.
Com um delicioso café da manhã, almoço e lanche, brincadeiras, banho de piscina, sorteios de brindes e a roda da gratidão, o evento foi encerrado com a entrega de um brinde simbólico, que objetivou despertar nos coralistas a prática da hidratação constante com o simples hábito de beber água.
O encerramento ficou por conta dos agradecimentos feitos pelos coralistas a cada prefeito e respectivas equipes pela realização do evento, a saber: Prefeito Antônio Calmon (S. Francisco do Conde)juntamente com o secretário Robert Alexandre, a Secretária Ana Lúcia e toda a equipe das secretarias envolvidas na cena coral na cidade franscicana; Agradecimentos que se estendem também ao Prefeito Dr. Pitágoras (Candeias) e equipe: Soraia Cabral (Chefe de Gabinete), Prof. Val (Secretário de Cultura), Ilton (Secretário de Administração), Cássio Vinicius (Secretário de Educação), Marolina Viturina (Coordenadora Pedagógica da FAC) e o Sr. Sampaio (Chefe de Transportes); bem como ao Prefeito Dailton Filho (Madre de Deus) e sua comitiva: Secretário Vitor Mancini, Secretárias Rita Matos, Tânia Garbogini, Rose Amaral, Sr. Bartolomeu chefe dos transportes e todas as outras secretarias envolvidas na cena coral de Madre de Deus e demais cidades citadas, sem os quais o evento não se concretizaria, porque “sonho que se sonha só, é apenas um sonho. Sonho que sonha junto, torna-se realidade”.
Deixe seu comentário