Junior Robocop entrevistou com exclusividade uma das amazonas brasileiras que mais vem crescendo no hipismo, natural de Brasília, mas que na Bahia conheceu o seu grande amor pelo hipismo.
Bahia Notícia: Qual a importância do hipismo em sua vida?
Manuela Cunha: Eu monto desde 2000 e sempre foi um esporte muito elegante, um esporte que traz a natureza, então isso é importante para muitas coisas, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, então é uma terapia. Estou muito feliz de poder estar participando do terceiro ano da nossa liga, e agradecer a todo mundo aqui, aos nossos atletas, convidados, a todos que vem aqui da Bahia, é um evento aberto para todo mundo, e frizar que a Bahia sempre soube representar bem no cenário nacional, temos muitos atletas aqui que já foram campeões brasileiros, já foram para sulamericanos, então nós temos uma base muito forte aqui com atletas que já trouxeram muitos títulos aqui para a Bahia.
Bahia Notícia: O que observei aqui é que muitos atletas não vem de famílias tradicionais de criadores de cavalos, é isso o que vem acontecendo mesmo com a escola de vocês?
Manuela Cunha: Isso, um caso mesmo sou eu, não tenho nada a ver com esporte, eu morava em Brasília, nunca tive fazenda e nem nada disso, aí quando vim para a Bahia eu passei e vi, falei “pai, eu quero”, então a gente tem muito desses casos.
Bahia Notícia: Você acredita que daqui da escolinha irão sair futuros grandes campeões?
Manuela Cunha: Com certeza, inclusive no ano passado nós trouxemos só do pessoal daqui quatro títulos dentro de um campeonato brasileiro, entre o campeão ao sexto lugar nós tivemos quatro atletas que tiveram bons resultados. A gente não tem um público muito grande que vai competir fora, mas esse pouco que vai sempre consegue se destacar, eu acredito muito e a gente continua trabalhando para construir grandes campeões!
Bahia Notícia: O Hipismo era conhecido por ser um esporte da nobreza, e hoje vemos uma maior democratização do esporte com pessoas de todas as classes competindo, isso mostra o crescimento da área equestre?
Manuela Cunha: Com certeza, é um esporte que eu acho que pode agregar todo mundo, gerando milhares de empregos, o meio do cavalo é um dos que mais gera empregos no Brasil inteiro, então acredito que sim!
Bahia Notícia: Qual o futuro dessa escolinha de hipismo aqui? Vocês pretendem expandir para outros municípios ou vão continuar apenas em Lauro de Freitas? E aqui na Bahia existem outras como essa?
Manuela Cunha: A importância é sempre a gente poder somar aqui, então já tem algumas hípicas, acredito que são quatro federadas, e quanto mais melhor, que assim a gente consegue pegar público de todos os lugares.
Bahia Notícia: Para quem quer patrocinar a hípica, o que é preciso fazer?
Manuela Cunha: Hoje a gente tem um projeto que a gente lançou no final do ano passado, para nossa Copa ABH 2023, nesse projeto a gente diz o que a gente traz para o nosso patrocinador, então além de quê essas empresas podem patrocinar também pelo Faz Atleta, que é um programa do governo, aí essas empresas podem realmente patrocinar.
Entrevista: Junior Robocop
Edição e Texto: Philippe Peltier
Deixe seu comentário