Referência como uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil, a Larco Petróleo, empresa genuinamente baiana, é também a que mais cresce no Nordeste. Com 22 anos de operação, a distribuidora conta com uma equipe qualificada, alto investimento na sua estrutura e inovação nos seus processos. Atualmente opera com 16 bases de armazenagem de combustíveis localizadas estrategicamente por 14 estados e uma frota com mais de 400 veículos (incluindo super bitrens, bitrens, trucks e carretas), além de uma rede de postos embandeirados, em constante expansão.
Para a operação na Bahia, seu estado de origem, ao todo foram investidos cerca de R$ 100 milhões de reais. Desde o início das suas atividades, foram gerados mais de 2 mil empregos de forma direta e indireta. No estado baiano, a Larco possui bases próprias em Candeias, Jequié e em Luís Eduardo Magalhães, além de possuir uma tancagem no Terminal Químico de Aratu (Tequimar), no porto de Aratu e operar, através do terminal da Acelen em Itabuna. Atualmente a distribuidora de combustíveis conta com mais de 70 postos embandeirados em toda a região.
A Larco tem um papel muito importante na contribuição do desenvolvimento do estado e tem impulsionado, cada vez mais, a economia com a sua constante expansão. A distribuidora fortalece e movimenta empresas de consumo, o agronegócio, as ferrovias, os transportes marítimos e terrestres, os hospitais, supermercados e, tudo isso reflete no crescimento da economia da região.
Para o diretor executivo, Alberto Costa Neto, a Bahia é o berço da Larco, e afirma trabalhar muito forte pelo estado”. Hoje somos uma empresa nacional, mas sempre conscientes de que somos genuinamente baianos. Sabemos da nossa responsabilidade com relação ao desenvolvimento da economia baiana e, se depender da Larco, estaremos sempre galgando novos espaços e contribuições de crescimento para o nosso sistema econômico”, declara.
A distribuidora também tem deixado a sua marca com o desenvolvimento do agronegócio na região, um dos principais setores da economia brasileira, e uma atividade muito forte no Oeste baiano.
A Larco contribui para o fortalecimento desse mercado, não só na temporada de safra, como também na entressafra, com a distribuição do diesel S10 e S500. Somente neste ano, durante a colheita na Bahia, a distribuidora teve um faturamento de aproximadamente 350 milhões, na sua base localizada em Luís Eduardo Magalhães. Cerca de 60% desse montante vieram do mercado agrícola.
Segundo Alberto, o agronegócio sempre foi uma das causas da Larco e garante que, em 2023, serão implementadas novas operações para fomentar ainda mais esse segmento. “Entendemos que o agronegócio é um diferencial para o estado da Bahia, que tem um polo agrícola muito forte e que vem se destacando anualmente com safras recordes. A Larco vem sempre cuidando e abastecendo esse mercado com muita capacidade, velocidade e qualidade. Fazer parte desse fortalecimento que é fonte de renda de muitas famílias e movimenta a nossa economia, nos orgulha muito”, afirma.
A distribuidora fecha 2022 com um marco histórico: o seu melhor ano, com um crescimento em mais de 40%, mesmo diante dos reflexos da pandemia. Os resultados são frutos de um trabalho incessante de toda uma equipe que segue em uma busca eterna por melhorias contínuas.
Essa história de sucesso baseia-se na sua infraestrutura robusta, logística inteligente, rigoroso controle de qualidade, oferta de combustíveis de alto padrão, excelência do serviço e na segurança ao levar o produto final. Por outro lado, a Larco também está engajada com as iniciativas sociais, visando à contribuição para o desenvolvimento das comunidades onde se encontra inserida por meio do incentivo à educação, à cultura, ao lazer e ao esporte, através de patrocínios a importantes times do futebol brasileiro, campeonatos de kart, maratonas, iniciativas educativas e eventos culturais, a exemplo do Festival Salvador Jazz que aconteceu este mês em Salvador e foi totalmente patrocinado pela marca.
Um novo ano está prestes a chegar e a Larco pretende manter essa expansão e fortalecimento da sua marca com muitas novidades, investimentos e expectativas para alcançar novos recordes.
“O crescimento faz parte do DNA da Larco. Estamos sempre buscando melhores resultados e novos crescimentos. Já para 2023 teremos a expansão das nossas operações, com a inserção em três novos estados, bem como o investimento em novas bases e, na nossa logística, que é um fator muito importante, que dá sustentabilidade às nossas operações e muitos outros grandes feitos. Esse novo ciclo vai nos trazer ainda mais força e crescimento pois juntos somos mais fortes. Afinal, quem vai com a Larco, vai mais longe!”, declara Alberto.
Entre as maiores do Brasil:
A Larco é detentora do 11º lugar entre as 50 maiores da região, segundo o Anuário Valor 1000 – edição 2022, do jornal Valor Econômico, um dos principais rankings de empresas do país. Além disso, atualmente a distribuidora ocupa o 1º lugar entre as maiores da Bahia que possuem capital genuinamente baiano e a 4ª posição entre as 50 maiores companhias do estado. No ranking geral, a Larco é dona da 135ª colocação entre as 1000 maiores empresas do país.
Matéria: ATarde
Deixe seu comentário