O povoado de Curralinho II será o primeiro de Euclides da Cunha a receber uma unidade de beneficiamento de mel de pequeno porte, já certificada pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal).
Na quarta-feira, 14 de dezembro, uma equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAGRI), formada por José Netto (médico veterinário e diretor do SIM), Thainan Siqueira (engenheira agrônoma e coordenadora do núcleo de apicultura), além da secretária Maria Djalma Abreu e da presença do vereador Cacique Flávio, esteve no povoado para preparar os apicultores envolvidos no Projeto SóAPIS para a chegada da unidade. Somente na comunidade, 40 apicultores serão beneficiados, e esse número sobe para 100 quando se considera os apicultores da região.
Segundo a secretária municipal, o foco do SóAPIS em 2023 é a implantação destas unidades de beneficiamento, que também estarão presentes em Serra Branca e Muriti, regiões centrais. As estruturas são construídas com recursos do próprio município e conta com o apoio do Governo do Estado no envio de equipamentos como centrífuga, caixa e decantador. Todos os apicultores, muitos deles jovens, fazem parte das ações de desenvolvimento da cadeia produtiva do mel, da SEMAGRI. É geração de emprego e renda na certa!
Rastreabilidade orgânica – A Secretaria, em parceria com o Sebrae, está implantando em Curralinho II um projeto de rastreabilidade orgânica de produção de mel. Isso porque o povoado está localizado em uma área extensa e de vasta vegetação nativa, livre de agrotóxicos e outros químicos utilizados em lavouras, o que o torna ideal para as experimentações.
Deixe seu comentário